Já o estilo negligente se caracteriza por práticas em que não há quase afeto e envolvimento na relação com os filhos e percebe-se até um desinteresse pelos assuntos que envolvem a criança. São os pais considerados ausentes. Com regras escassas, muitas vezes sem monitoramento ou supervisão, os filhos fazem o que querem.
Pais autoritários são aqueles que chamamos no senso comum de "donos da razão": são controladores, rígidos e inflexíveis. Usam, muitas vezes o castigo, agressões verbais ou físicas como instrumento para "coagir" ou ainda "corrigir" o que chamariam de desvio de conduta. Por medo de perder o controle, perdem o controle!
Uma educação permissiva é baseada na ideia de que temos que intervir o mínimo possível na vida dos nossos filhos. A premissa dessa ideia é que a criança tem autoridade para decidir o que fazer, como e quando, sem ser orientada ou corrigida. Nesse sentido, há uma confiança nos próprios critérios.
Significado de Permissivo adjetivo Que permite alguma coisa; que dá autorização, permissão.
Assumir e desempenhar a função parental (pais adultos) implica modificação do aparelho psíquico, uma estrutura psicológica adulta, conjugando com o sentido do fator idade: maturidade emocional e psicológica.
Já os estilos parentais constituem o conjunto de atitudes dos pais que cria um clima emocional em que se expressam os comportamentos dos pais, os quais incluem as práticas parentais e outros aspectos da interação pais-filhos que possuem um objetivo definido, tais como: tom de voz, linguagem corporal, descuido, mudança ...
De maneira geral, pode- se indicar que amabilidade está mais relacionada a pais e mães calorosos, cuidadosos e envolvidos; a extroversão a atividades lúdicas, descontraídas; a introversão a pais envolvidos e que respeitam as opiniões e perspectivas da criança; a conscienciosidade à habilidade de impor limites e ...
Como é possível observar, as relações de poder dentro da família influenciam amplamente os estilos parentais e as práticas educativas utilizadas com os filhos. A falta extrema de afeto ou a rejeição gera conseqüências negativas para o desenvolvimento.
Além de proporcionar um ótimo contexto de aprendizagem, todas essas práticas parentais estimulam a criança a desempenhar um papel mais ativo no seu processo de aprendizagem e a desenvolver uma atitude positiva com relação à aprendizagem.