O fenômeno da dispersão pode ser mais bem observado quando a luz policromática, que se propaga no ar, incide obliquamente em um prisma de vidro. A decomposição da luz ocorre na face onde ela incide, sendo que a separação das cores (espectro aumentado) ocorre quando a luz se refrata novamente na outra face.
Esse fato acontece com todas as cores (vermelha, amarela, azul etc.). Agora, quando um objeto possui cor branca é porque ele reflete todas as cores que incidem sobre ele. Não pare agora... ... Assim, podemos dizer que a luz proveniente do Sol, e que chega até a Terra, é uma soma de todas as cores.
Essa mudança de meio de propagação faz com que a luz branca se decomponha em infinitos raios de luzes monocromáticas, conhecidas como as sete cores do arco-íris. ... Esse processo físico constitui, portanto, a decomposição da luz branca.
Como ilustra a figura ao lado, ao passar por um prisma, a luz solar, que é branca, se decompõe nas cores do arco-íris. ... A separação é possível porque cada cor tem um índice de refração diferente. Isto é, apresenta um desvio diferente quando passa de um meio (ar) para outro (vidro).
Quando a luz branca o atravessa, cada cor componente irá sofrer um desvio diferente, pois cada cor tem um índice de refração diferente. Esse fenômeno é conhecido como dispersão luminosa. A seguir temos uma tabela que mostra o índice de refração do vidro para algumas cores. Violeta.
Em óptica, um prisma é um elemento óptico transparente com superfícies retas e polidas que refractam a luz. Os ângulos exatos entre as superfícies dependem da aplicação. ... Um prisma pode ser usado para separar a luz em suas cores do espectro (as cores do arco-íris).