Em eucariotas, a molécula de RNA resultante da transcrição tem de ser convertida em RNA mensageiro através de um mecanismo designado por processamento de RNA. Este processo consiste em dois passos: modificação das extremidades e excisão de intrões. Cada extremidade do transcrito primário, ou pré-mRNA, vai ser alterada.
TATA-box é o nome dado a uma parte importante da maioria dos promotores dos genes de plantas e animais, onde há várias repetições das letras T e A (timina e adenina). ... Seja um PROMOTOR você também. Junte-se ao projeto TATA-box para que nossos futuros biólogos desenvolvam plenamente seus talentos adormecidos.”
A transcrição é o processo responsável pela formação das moléculas de RNA. ... Entre as moléculas de RNA transcritas, basicamente três estão envolvidas na síntese de proteínas. São elas: RNAr (RNA ribossômico): a maior molécula de RNA entre as três envolvidas no processo de síntese de proteínas.
O DNA é um ácido nucleico que apresenta dupla-hélice, possui a desoxirribose como pentose e suas bases nitrogenadas são adenina, guanina, citosina e timina. Já o DNA apresenta a ribose como pentose, sua fita é simples e suas bases são adenina, guanina, citosina, uracila.
O nucleotídeo é um conjunto formado pela associação de 3 moléculas – uma base nitrogenada, um grupamento fosfato e um glicídio do grupo das pentoses.
Cada nucleotídeo tem três componentes combinados: um açúcar de 5 carbonos, um grupo fosfato e uma base nitrogenada. Nucleosídeo é constituído por uma base nitrogenada (citosina, adenina, guanina, timina ou uracila) e por uma pentose (ribose ou desoxirribose) sem a presença do grupo fosfato.
O ácido desoxirribonucleico – ou simplesmente DNA, é considerada a molécula da vida. Isso porque todas as células que conhecemos possuem DNA. Nesta molécula estão codificadas as características hereditárias de cada espécie e de cada indivíduo na forma de “receitas” de proteínas.