O Que O Hamas E Qual A Sua Relaço Com A Questo Palestina?
O que o Hamas e qual a sua relaço com a questo Palestina? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O que é o Hamas e qual a sua relação com a questão Palestina?
O Hamas se define como um movimento de resistência palestino, cujos princípios se baseiam no Corão. Seu programa político tem como ponto fundamental a instauração de um Estado palestino abrangendo toda a Palestina histórica. O Hamas não reconhece o Estado de Israel, e a este se refere como "entidade sionista".
Porque a Palestina foi dividida?
Após a Segunda Guerra Mundial, o fluxo de imigrantes judeus tornou-se irresistível. Em 1947, a Assembléia Geral da ONU decidiu dividir a Palestina em dois Estados independentes: um judeu e outro palestino. Mas tanto os palestinos como os Estados árabes vizinhos recusaram-se a acatar a partilha proposta pela ONU.
Quais são as principais dificuldades atualmente para a criação do Estado da Palestina?
Atualmente, muitas questões dificultam a concretização da criação do Estado da Palestina, incluindo aí a questão dos colonos judeus incentivados por Israel. Além disso, os israelenses detêm controle sobre recursos naturais e até sobre a água e não parecem estar dispostos a ceder essa posse aos árabes.
Qual é o objetivo do grupo Hamas?
Seu programa político tem como ponto fundamental a instauração de um Estado palestino abrangendo toda a Palestina histórica. ... Em sua carta de princípios, publicada em 1988, o Hamas prega a criação de um Estado palestino islâmico e portanto a extinção do estado de Israel.
O que significa o nome Palestina?
A palavra Palestina deriva do grego Filístia (Philistia), nome dado pelos autores da Grécia Antiga a esta região, devido ao facto de em parte dela (entre a actual cidade de Tel Aviv e Gaza) se terem fixado no século XII a.C. os filisteus.
Quem dividiu a Palestina?
Em 1947, por meio da Resolução 181, a ONU cria o Estado de Israel e o Estado da Palestina, dividindo as terras da região. A divisão foi feita desse modo: 55% para os judeus e 45% para os muçulmanos, cuja população era o triplo da de judeus.