[Folclore] Dança frenética de negros, semelhante ao frevo, que não deve ser confundida com o candomblé, pois é profana, das ruas e praças públicas e acompanha os bailados dos congados, vindo atrás do séquito do rei do Congo, ao passo que o candomblé é dança religiosa, de terreiro, praticada diante do altar.
República Dominicana
Baseado nesta dança, o diretor de orquestra Rafael Solano criou um novo gênero de Merengue bastante lento: o Merengue Ampabichao. Porém, o sucesso do Merengue chegou pelas mão do ditador Rafael Trujillo (1891-1961), que elevou a dança à categoria de dança nacional.
Entre 1838 e 1849, a dança chamada "Upa Habanera" fez seu caminho no Caribe sendo bem-vinda em Porto Rico. Um dos passos desta dança era chamado de merengue e isso denominou a dança quando aportou em solos dominicanos.
Passos de bolero:
Os passos sempre começam com o pé direito, pé esquerdo, pé direito, pé esquerdo, como quando você está andando. E repita. Uma vez que tentar isso, você vai entender o padrão e com um pouco de prática, vai parecer fácil.