Vik Muniz (1961) é um artista plástico brasileiro, fotógrafo e pintor, é conhecido por usar materiais inusitados em suas obras, como lixo, açúcar e chocolate. ... Fotografou os desenhos e a partir de então, pintou as fotos para conferir um ar de realidade original.
Artes visuais
São Paulo, São Paulo, Brasil
Conceituado no mercado internacional, Vik Muniz mora atualmente entre o Rio de Janeiro e Nova York.
Vik Muniz (1961) é um artista plástico brasileiro, fotógrafo e pintor, é conhecido por usar materiais inusitados em suas obras, como lixo, açúcar e chocolate. ... Muniz fotografou os desenhos e a partir de então, pintou-as para conferir um ar de realidade original. A série de desenhos foi denominada “The Best of Life”.
São Paulo, São Paulo, Brasil
Vik Muniz é um artista plástico brasileiro que recebeu notoriedade mundial por suas fotografias que incorporam materiais recicláveis a arte. Ele subverte o tamanho das obras, aumentando ou reduzindo, tornando impossível saber quais são as dimensões originais.
Resposta. Resposta: a poética pessoal do artista Vik Muniz é tornar sua arte a voz de alguém que não tem destaque social e utilizar de sua diferença já conhecida, para produzir a diferença na vida de outros.
Entre os benefícios da arte reciclada para o meio ambiente se destacam, por exemplo, sua contribuçao para o aproveitamento e o prolongamento da vida útil dos materiais e, como consequência disso, à diminuição do número de resíduos.
Resposta. Resposta: Sim pq ele usa lixo, materiais recicláveis para confeccionar a suas obras isso contribuem bastante para o meio ambiente e a natureza.
Vick Muniz é um artista plástico brasileiro, fotógrafo e pintor, é conhecido por usar materiais inusitados em suas obras, como lixo, açúcar e chocolate....e sua proposta ao idealizar o documento lixo extraordinário é mostrar a vida difícil de várias pessoas que vivem no lixo que dependem dele para sobreviver.
Com uma criatividade apurada e o uso de materiais inusitados Muniz produziu diversas obras visuais. Alguns materiais utilizados por ele são: geleia, chocolate, açúcar, doce de leite, manteiga de amendoim, catchup, gel, xarope, lixo, etc. Para produzir as obras, muitas vezes ele utiliza um conta-gotas.
Resposta: Ela queria mostrar para os outros que o lixo pode ser utilizado como uma arte sim... Era soh saber usar...
R: Com os catadores do próprio lixão. 4) Porque escolheu trabalhar com aquele material? R: Para mostrar que o que nós consideramos lixo, também pode ser transformado em arte.
Jardim Gramacho
Sou contra a ideia de originalidade como princípio para fazer arte. É por isso que você recorre a materiais inusitados para criar, como chocolate, açúcar, sucata, poeira? É uma questão de processo. A razão pela qual eu busco materiais e formas diferentes é para me expor a experiências diferentes.
Nascido em 1961 em uma família pobre de São Paulo, sob a ditadura militar que forjou seu caráter, Vik Muniz passou sua infância fazendo rabiscos. Seu pai era garçom, sua mãe atendente. Sua avó era, segundo ele, fascinante. "Ela aprendeu a ler sozinha".
Em 2010, produziu um documentário intitulado “Lixo Extraordinário”, com catadores de lixo, rodado no Jardim Gramacho, maior aterro sanitário da América Latina, localizado na cidade de Duque de Caxias, cidade localizada na área metropolitana do Rio de Janeiro.
Por outro lado, o lixo aparece no documentário sob dois aspectos: um ambiente no qual todo o lixo se mistura e se espalhado e. o lixo como uma forma de arte, especialmente o lixo reciclado sendo trabalhado para criar uma obra.
Lixo Extraordinário é um documentário anglo-brasileiro, lançado em 2010. O documentário relata o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores de material reciclável em um dos maiores aterros controlados do mundo, localizado no Jardim Gramacho, bairro periférico de Duque de Caxias.
Resíduo Extraordinário é o lixo comum, produzido por estabelecimentos comerciais e residenciais até uma determinada quantidade, e são classificados como lixo domiciliar. Todos os dias milhares de toneladas de resíduos extraordinários são gerados somente no estado do Rio de Janeiro.
Resposta. Resposta: Na maioria das vezes, como profissionais de menor valor.
Entre eles, estão os principais materiais como papel, plástico, metal e vidro, seguidos por embalagens de papelão, potes, garrafas, pregos e latinhas, jornais e até as carcaças de materiais eletrônicos e eletrodomésticos são classificados como lixo seco.
A proposta inicial do artista era produzir retratos dos catadores que trabalham no aterro, mas acaba ganhando outra dimensão devido à maneira profunda e sensível com que Vik Muniz se relaciona com seus retratados.
Indicado ao Oscar, "Lixo Extraordinário" mostra a relação entre arte, lixo e realidade brasileira. Documentário sobre o trabalho do artista brasileiro Vik Muniz com catadores de lixo estreia na Alemanha. ... O filme vai além do trabalho de Muniz.