O desempenho de aparelhos iguais que trabalham em uma tensão elétrica diferente é exatamente o mesmo. A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V. O consumo de energia não depende da tensão elétrica, mas, sim, da potência e do tempo de uso do equipamento.
Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.
Uma grande quantidade de pessoas acredita que os aparelhos de ar condicionado 220V consomem bem menos energia elétrica do que os 110V. Na verdade, os modelos 220V consomem um pouco menos. Isso porque eles trabalham com uma fiação mais fina devido à corrente menor que sua tensão exige.
220v
Na verdade os aparelhos de 220V consomem um pouco menos porque podem trabalhar com uma fiação mais fina devido a menor corrente ("amperagem") que utilizam. Mas essa diferença de consumo é tão pequena que demoraria algumas dezenas de anos, para um consumidor obter retorno trocando um ar-condicionado 110V por outro 220V.
Os aparelhos que mais consomem energia
Os cooktops elétricos e as geladeiras são os eletrodomésticos que mais consomem energia, mostra levantamento feito pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), baseado em informações da Eletrobras e Inmetro. Os dados consideraram o consumo médio dos produtos usados diariamente na cozinha e na lavanderia.
Dicas práticas para economizar energia com aparelhos eletrodomésticos
As TVs costumam ter uma pequena luz que fica acesa mesmo com o aparelho desligado. Esse sensor, que recebe os comandos do controle, gasta pouca energia. ... O que suspende gasta mais energia porque só a tela fica desligada, mas o CPU continua em funcionamento.
De maneira geral, podemos determinar o que gasta mais energia, ao conhecer a potência de cada um dos aparelhos elétricos, que aparece refletido nos manuais, na embalagem ou nas placas de identificação destes, é identificada como Watts (W). Por exemplo: Lâmpada incandescente = 100 W. Chuveiro = 3.
Pegando a média das air fryers já testadas, o consumo fica em torno de 0,66kWh. Considerando R$0,79 o preço do kWh, valor atual de Curitiba-PR, uma air fryer terá um gasto de R$0,53 se usada por uma hora.
Televisão. Muita gente não sabe, mas o aparelho de televisão é um dos que mais consome energia. De acordo com dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o consumo mensal de uma TV de 20 polegadas que fica constantemente no modo stand by é de 4,30 kWh.