A lesão celular é resultante de diferentes mecanismos bioquímicos que agem em vários componentes celulares essenciais. Os componentes celulares que mais frequentemente são lesados por estímulos nocivos incluem as mitocôndrias, as membranas celulares, a maquinaria de síntese e empacotamento de proteínas e o DNA.
As células que morrem por necrose usualmente apresentam-se com tumefação, ou degeneração hidrópica, na fase de lesão reversível. Há vários "tipos" de necrose descritos, a saber: coagulação, liquefativa, gordurosa ou esteatonecrose, caseosa, gomosa, fibrinoide e lítica.
Histologicamente, a necrose produz desorganização e lise do citoplasma, dilatação do retículo endoplásmico e mitocôndrias, dissolução da cromatina e perda da continuidade da membrana citoplasmática.
São alterações celulares, geralmente reversíveis quando o estímulo cessa, e que podem ou não evoluir para a morte celular. O citoplasma apresenta-se lesionado, com acúmulo de substâncias exógenas ou pré- existentes, o que reduz ou cessa a função celular.
Este é um resultado Normal e comum do Papanicolau onde "alterações celulares reativas" são benignas e associadas ao mecanismo fisiológico vaginal onde há processo de descamação e citólise (troca de células mortas por novas) como renovação e defesa do epitélio cervical/vaginal compondo o corrimento percebido.
Avaliação Oncológica : Negativo para células neoplásicas ou lesão. O exame de Papanicolau tem o objetivo de detectar lesões pré-câncer que são sugestivas de infecção por HPV.
O epitélio glandular está constituído por células isoladas ou grupamentos de células formando estruturas individualizadas, denominadas de glândulas, cuja função é a secreção. Entende-se por secreção a produção e a liberação pelas células de um fluido contendo substâncias como muco, enzimas ou um hormônio.
ASCUS são alterações que ocorrem nas células escamosas, células do tecido que recobre o colo uterino e que são analisadas quando se colhe citologia para o rastreamento do câncer de colo. Mas não significa que esse achado seja diagnóstico conclusivo de uma LESÃO PRECURSORA.
As células escamosas intermediárias têm tamanho semelhante às células escamosas superficiais, com núcleos vesiculares centrais ligeiramente maiores que as superficiais, com um padrão de cromatina fino e uniforme, citoplasma cianofílico / eosinofílico transparente e abundante.
A nomenclatura ASCUS significa atípica de células escamosas de significado indeterminado e não é considerada uma lesão precursora do câncer de colo do útero. A conduta frente a tal alteração é tranquilizar a paciente e repetir o exame citopatologico do colo do útero em 6 meses.