O âmbito do espiritual é o que poderíamos chamar de esfera do ético. Não da moral, atenção! Mas do ético. A espiritualidade não procura cumprir mandatos sociais ou morais, mas levar os valores à sua máxima expressão.
A etimologia é simples: vem do italiano gambetta, que é o diminutivo de gamba – em português, “perna”. Ou seja: ao pé da letra, “gambito” é um jeito de dizer “perninha”.
Contextualização é a ação de estabelecer um contexto para determinada coisa, normalmente com o intuito de explicar os motivos ou características precedentes de uma situação, por exemplo. ... Assim, o pesquisador conseguirá entender características comportamentais que influenciam o seu objeto de estudo, por exemplo.
A palavra “contextualização” deriva do termo latim “contextu”, que tem como significado o “encadeamento de ideias de um texto”. Isso significa mostrar como as partes estão organizadas e como elas se relacionam entre si. O significado de contexto pode variar de acordo com o contexto.
Há várias formas de contextualizar o tema para o leitor, isto é, demonstrar brevemente sobre o que dissertaremos. Podemos fazer isso definindo uma palavra-chave, citando algum pensador ou especialista, apresentando dados estatísticos, realizando comparações socioeconômicas, geográficas etc.
A contextualização do tema é o seguinte, você vai falar do tema no geral. Por exemplo: Vamos supor que você irá falar de marketing no processo de seleção. Neste caso, o tema é o marketing, devendo então contextualizar o mesmo.
Como inserir uma alusão histórica? Antes de inserir uma alusão histórica em seu texto, é preciso se certificar que realmente há uma conexão clara entre o fato histórico e a tese defendida.