EQST

O Que Lordose Lombar Fisiolgica?

O que lordose lombar fisiolgica? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é lordose lombar fisiológica?

Lordose é uma das curvaturas fisiológicas da coluna vertebral, presente na coluna lombar e cervical. No entanto, é também o nome popular do desvio que acentua essa angulação. A condição é marcada por uma maior projeção “para dentro” da coluna, o que podemos chamar ainda de hiperlordose.

O que significa inversão da lordose fisiológica?

A inversão dessa lordose significa que, ao invés da coluna cervical apresentar sua curvatura normal, ela aparece retificada ou ate mesmo invertida, o que pode ser responsável por dores na coluna e contraturas musculares.

Quais os sintomas de hiperlordose?

Posto isso, os principais sintomas da hiperlordose são: curvatura da coluna, percebida ao ficar de lado; mudança na postura do paciente; dor no fundo das costas, impossibilidade de encostar as costas no chão quando deitado, diminuição na mobilidade da coluna, diminuição do retorno venoso e linfático, além de fraqueza ...

Como prevenir a hiperlordose lombar?

O tratamento conservador inclui o uso de órteses de correção (espécie de cinta), coletes ortopédicos e palmilhas, prática de fisioterapia, RPG (Reeducação Postural Globalizada) e de exercícios físicos que ajudem a fortalecer a musculatura da região lombar.

O que pode gerar a hiperlordose?

Vários fatores podem causar a hiperlordose, entre eles: postura ruim, sedentarismo, lesão na região lombar, hérnia de disco, obesidade e gravidez. No entanto, a hiperlordose também pode estar associada a uma distrofia muscular, que faz com que a coluna se curve.

Qual a diferença da lordose para a hiperlordose?

A lordose passa a ser considerada uma deformação quando atinge um ângulo superior a 60° na coluna cervical ou está entre 40° e 60° na coluna lombar, passando a chamar-se hiperlordose, que pode estar associada a uma anteversão pélvica, no caso da lombar, ou uma proeminência da cabeça, na cervical.

Quais músculos causam a hiperlordose lombar?

Portanto, a hiperlordose lombar pode ocorrer por causa de um encurtamento do psoas ilíaco ou pela fraqueza da musculatura abdominal. Certamente, também podem ocorrer ambas as situações. Além disso, outra possibilidade é ter isquiotibiais enfraquecidos ou músculos paravertebrais encurtados.