EQST

Como O Comprimido Sabe Onde Agir?

Como o comprimido sabe onde agir?

Para começar, todo remédio ingerido via oral acaba no estômago e consequentemente na corrente sanguínea. Assim, ele pode circular por todo o corpo em questão de minutos. Mas para saber onde agir, basta procurar as “direções” dadas por seu corpo para isso.

Qual a diferença entre o local de administração de um medicamento e seu local de absorção?

Dependendo do medicamento, a administração por via intramuscular pode causar dor no local de aplicação. Na via subcutânea, os medicamentos são administrados debaixo da pele, no tecido subcutâneo. Nessa via, a absorção é lenta.

Quais são as vias de administração de fármacos?

A aplicação de medicamentos pode ser feita, basicamente, por três vias, quais sejam: oral, sublingual e parenteral.

Qual a via de administração que proporciona maior biodisponibilidade?

Além disso, as vias parenterais têm maior biodisponibilidade e não estão sujeitas à biotransformação de primeira passagem ou ao meio GI agressivo. Elas também asseguram o melhor controle sobre a dose real de fármaco administrada ao organismo.

O que é volume de distribuição do fármaco?

Volume da distribuição O volume de distribuição aparente é o volume de líquido teórico em que o total do fármaco administrado teria de ser diluído para produzir a concentração no plasma.

O que é a biodisponibilidade do fármaco?

A biodisponibilidade refere-se à extensão e à velocidade em que a porção ativa (fármaco ou metabólito) adentra a circulação sistêmica, alcançando, assim, o local de ação.

Qual é a principal via de eliminação dos fármacos?

A filtração renal responde pela maior parte da excreção de fármacos. Cerca de um quinto do plasma que alcança o glomérulo é filtrado pelos poros no endotélio glomerular; quase toda a água e a maioria dos eletrólitos são reabsorvidas passiva ou ativamente dos túbulos renais de volta à circulação.

Qual a importância da metabolização para o processo de eliminação dos fármacos?

O metabolismo desempenha, assim, um importante papel na eliminação de fármacos, e impede que estes compostos permaneçam por tempo indefinido no nosso organismo11. ... Em relação ao fármaco de origem, os metabólitos ativos podem agir por mecanismos de ação similares ou diferentes, ou até mesmo por antagonismo.

Qual a importância do sistema excretor na eliminação dos fármacos?

O sistema excretor está relacionado com a eliminação de substâncias tóxicas e em excesso no nosso corpo por meio da produção da urina. O sistema excretor é o responsável por garantir que as diversas substâncias encontradas em excesso no corpo e os produtos tóxicos do metabolismo sejam eliminados.

Qual seria a finalidade principal de uma metabolização?

A finalidade do metabolismo no corpo é geralmente mudar a estrutura química da substância, para aumentar a facilidade com que pode ser excretada do corpo.

O que é a metabolização?

substantivo feminino Transformação de uma substância noutra durante o metabolismo. Etimologia (origem da palavra metabolização). Metabolizar + ção.

O que é metabolização em Farmacologia?

A modificação bioquímica das drogas altera sua atividade farmacológica e sua velocidade de excreção.

O que é efeito de primeira passagem do medicamento?

Metabolismo de primeira passagem (também conhecido como metabolismo pré-sistêmico ou efeito de primeira passagem) é um fenômeno do metabolismo dos fármacos no qual a concentração do fármaco é significantemente reduzida (e inativada) pelo fígado antes de atingir a circulação sistêmica.

Que via de administração têm maior probabilidade de sofrer a ação de primeira passagem?

1 - Que via de administração tem maior probabilidade de submeter uma droga a um efeito de primeira passagem? Alternativa correta letra C, pois pela via oral se faz a metabolização de primeira passagem.