Bom, como o próprio nome já diz, o IOF é um imposto cobrado em taxas cambias, de crédito e outras operações como títulos. Na prática, você percebe esse imposto quando usa seu cartão de crédito, cheque especial, compra dólar, envia dinheiro para o exterior ou compra um imóvel financiado.
O IOF é um imposto federal que incide sobre a maioria das operações financeiras realizadas por pessoas físicas, jurídicas, por bancos e seguradoras. São empréstimos, compras de moedas, contratações de seguros e investimentos. O tributo pode ser alterado a qualquer momento e não depende de aprovação do Congresso.
Para compra de moedas em espécie no Brasil, a alíquota do IOF é de 1,1% sobre o valor da operação. Já para venda de moedas, o IOF é de 0,38%. Isso independente da moeda adquirida. Nas compras com cartão de crédito internacional ou no saque internacional com cartão de crédito ou de débito, a taxa de IOF é de 6,38%.
Toda vez que o valor que ta sendo devolvido pra sua conta for maior que o valor que está sendo depositado, aparece “ressarcimento de IOF” ou “ressarcimento de IR”. ... A provisão do IOF para cada depósito dura 30 dias, a partir dai ele já terá sido totalmente ressarcido.
O IOF incide sobre o valor do empréstimo, sem cobrança do imposto nas parcelas. A alíquota, ao dia, é de 0,0082% para as pessoas físicas e 0,0041% para as empresas, acrescida da taxa adicional de 0,38%.
Se você quer saber como calcular IOF sobre empréstimos e financiamento saiba que a cobrança está embutida nas parcelas descritas. Dessa forma, é cobrado 0,38% sobre o valor do empréstimo, mais uma porcentagem diária de 0,0082%, calculada de acordo com o prazo total previsto para o pagamento.
IOF é a sigla para Imposto sobre Operações Financeiras. ... Em condições normais, o IOF incide sobre empréstimos, transações com moeda estrangeira, seguros e aplicações financeiras. Quando uma operação dessas é realizada, a instituição financeira responsável recolhe o IOF pago pelo cliente e repassa para o governo.
Como calcular o IOF em cartão internacional
Quem paga a fatura do cartão na íntegra não paga IOF, mesmo se tiver compras parceladas. ... Além dos juros do crédito rotativo que são cobrados pela operadora do cartão, haverá duas cobranças de IOF listadas na fatura seguinte: uma é a alíquota fixa sobre o valor da dívida, cobrada em cima do valor que ficou em aberto.
O IOF pago a maior pode ser compensado através do programa PERD/COMP modo compensação, com tributos administrados pela RFB. Destarte, vc pode compensar com IOF, PIS, COFINS vencidos ou vincendos, entre outros, conforme podes confirmar no programa PERD/COMP.
Comparação: quanto rende mil reais no Nubank e na Poupança