A concentração de hemoglobina na hemácia pode ser medida por meio do exame de sangue convencional, o hemograma, ou por meio de um aparelho de medição rápida, semelhante ao aparelho da diabetes. Assim, de acordo com a quantidade de hemoglobina presente na hemácia e com o resultado dos outros exames hematológicos, é possível saber o estado geral de saúde da pessoa.
Uma dieta com vegetais e alimentos ricos em ferro pode ser benéfica. O Prof.Dr. Celso Guerra recomendava ainda que o feijão fosse preparado em panelas de ferro (e não de alumínio), o que aumenta a quantidade de ferro na dieta e dá um sabor muito agradável ao alimento.
Além disso, doenças crônicas, como doenças renais, inflamatórias ou autoimunes, podem levar a uma diminuição na produção de hemoglobina. O uso de certos medicamentos, como quimioterapia, também pode contribuir para a redução nos níveis de hemoglobina.
Em boa parte dos casos, a hemoglobina está apenas um pouco abaixo dos valores considerados normais, principalmente crianças em fase de crescimento e mulheres grávidas. E isso nem sempre é sinal de algum problema.
Esses valores indicam a coloração que a célula sanguínea tem, por isso quando os valores estão baixos, o centro da célula fica esbranquiçado e quando os valores estão aumentados, a célula fica mais escura que o normal.
Um exame de hemoglobina mede os níveis de hemoglobina no sangue. A hemoglobina é uma proteína nos eritrócitos que transporta oxigênio dos pulmões para o restante do corpo. Se os níveis de hemoglobina estiverem anormais, pode ser um sinal de que você apresenta um distúrbio do sangue .
A concentração de hemoglobina é medida através do hemograma, que indica, além da hemoglobina, a quantidade de hemácias e outros índices, como VCM, HCM e CHCM, que devem ser avaliados em conjunto. Conheça mais sobre o hemograma.
Um exame de hemoglobina é frequentemente usado para verificar a anemia , uma condição na qual o corpo tem menos eritrócitos que o normal. Se você apresenta anemia, suas células não recebem todo o oxigênio de que precisam. Os exames de hemoglobina também são frequentemente realizados com outros, como:
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Se algum dos níveis estiver anormal, isso não indica necessariamente um problema médico que precisa de tratamento. Dieta, nível de atividade, medicamentos, ciclo menstrual da mulher e outras considerações podem afetar os resultados. Além disso, você pode ter hemoglobina mais alta que o normal se morar em uma área de alta altitude. Converse com seu profissional de saúde para saber o que os resultados significam.
Fiz o exame durante uma infecção intestinal, com vômito e diarreia. A hemoglobina deu 16,3, ou seja, bem pouco acima do VR. Tive câncer há cerca de seis anos. Devo voltar e repetir o exame após quanto tempo depois da infecção?
É fundamental ressaltar que a identificação das causas da baixa hemoglobina requer avaliação médica adequada. Somente um profissional de saúde pode realizar os exames e interpretar os resultados corretamente, a fim de identificar a causa subjacente e prescrever o tratamento adequado para restaurar os níveis normais de hemoglobina.
O tipo de hemoglobina é identificado através da eletroforese de hemoglobina, que também é útil para diagnosticar doenças relacionadas à síntese de hemoglobina. Entenda como é feita a eletroforese de hemoglobina.
Boa noite tenho um filho de 7 anos ,a imunoglobulina dele deu 363 ui/ml,e eu levei p médica olhar ,mas quem olhou foi uma enfermeira o resultado do exame dele e falou q tem q fazer uma dieta e só ,mas não me explicou direito as coisa ,agora vou marcar uma consulta p levar ele ,pq fiquei preocupada e sem conta q deu alteração no colesterol , agora eu não sei oq fazer ,vou ter q esperar p falar com um médico de verdade
No entanto, é importante lembrar que valores muito altos de hemoglobina podem indicar algumas doenças mais graves, como policitemia vera, uma doença rara em que a medula óssea produz muitas células vermelhas do sangue, ou doenças cardíacas obstrutivas crônicas, que podem levar a um acúmulo de sangue nas veias e, consequentemente, um aumento na concentração de hemoglobina.
Mas além de entender o que é a hemoglobina, é importante saber identificar o que é considerado normal e o que não é. Para isso usamos os valores de referência, que mudam de acordo com a idade, sexo e condições de saúde:
Não tendo como causa alguma doença mais grave (como câncer e infecções, por exemplo), o médico poderá sugerir alguns medicamentos ou mudanças na alimentação, a fim de aumentar os níveis de hemoglobina no sangue, como as listadas abaixo.