Globalização "é um conjunto de relações sociais que se traduzem na intensificação das interações transnacionais, sendo o processo de globalização um fenômeno multifacetado com dimensões econômicas, sociais, políticas, culturais, religioso e jurídicas interligadas de modo complexo".
A fábula, como sabemos é algo criado, uma figuração da realidade. Levando isso para a globalização, podemos pensar na ideia de uma globalização como fábula, já que ela é difundida como algo essencial e que não se pode evitar, ou seja, de que é preciso globalizar, expandir a "informação" para "todos".
A globalização é vista por alguns cientistas políticos como um movimento que ampliou a hegemonia econômica, política e cultural ocidental sobre os demais países; outros dizem que ela é a reinvenção do processo expansionista americano no período pós-guerra-fria com a imposição, sendo ela forçosa ou não, dos modelos ...
Sua origem remete ao período das Grandes Navegações no século XVI, momento em que as trocas comerciais se ampliaram para outras nações. No último século, o processo de globalização se acelerou bastante devido à Terceira Revolução Industrial (ou Revolução Técnico-Científico-Informacional).
globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural e política, que teria sido impulsionado pela redução de custos dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI.
Resposta: Atualmente estamos na quarta fase, que consiste na "Nova Ordem Mundial", caracterizada pelo domínio do sistema capitalista. Fases da Globalização : 1ª fase (séculos XV – XVIII): Grandes Navegações e Descobertas Marítimas – Revolução Industrial.
A globalização é definida como um processo de interação entre os países, seja ela no âmbito social, cultural, econômico ou político. O seu foco principal é destruir as barreiras econômicas e imigratórias que possam existir entre essas nações.