A fratura do colo do quinto metacarpo, também descrita como fratura do boxer, é frequente na prática clínica1,2(B). Geralmente, é resultado de trauma direto da mão fechada em uma superfície rígida, resultando em fratura com ápice dorsal1,2(B).
A fratura do boxer ou boxeador é uma fratura que acontece na mão, mais precisamente no colo do quinto metacarpo (na junta entre a palma da mão e o dedo mínimo). É um tipo de fratura bastante comum, com casos frequentes nas salas de emergência médica.
As imagens nas radiografis da mão somente mostram a completa mineralização do osso após 3 a 4 meses aproximadamente mas, desde que o paciente não tenha sintomas de dor já é possível remover a imobilização e iniciar fisioterapia, inclusive existe a possibilitade também de voltar às atividades normais.
Os dedos próximos ao local da fratura também podem ser imobilizados, aumentando a estabilidade. A grande maioria das fraturas na mão consolidam entre 3 e 4 semanas, período que o paciente irá usar o gesso.
Consulte um médico o mais rapidamente possível, se você acha que você tem um osso quebrado em seu pé ou dedo do pé. Enquanto isso mantenha o peso fora da perna afetada e aplique gelo para reduzir o inchaço. Aplicar o gelo durante não mais de 20 minutos com uma toalha para proteger a pele ajuda a regredir o edema.