3. Filogénese • Filogénese: é a "história da evolução de uma espécie ou qualquer grupo hierarquicamente reconhecido". Ontogénese • Ontogénese: "traduz o conjunto de transformações embrionárias e pós-- embrionárias pelas quais passa o organismo vertebrado, desde a fase do ovo até à forma adulta". ...
Portal da Evolução Em biologia, filogenia (ou filogênese) é o estudo da relação evolutiva entre grupos de organismos (por exemplo, espécies, populações), que é descoberto por meio de sequenciamento de dados moleculares e matrizes de dados morfológicos.
A ontogenia, ao contrário da filogenia, trata da história de um organismo em seu próprio tempo de vida e desenvolvimento. Já a filogenia se refere à história evolutiva de uma ou mais espécies. ... Outro aspecto muito interessante dos estudos ontogenéticos é a variedade de escalas em que ele pode ser aplicado.
A seleção filogenética compreende o efeito da seleção natural sobre os organismos, e trata do que é comum aos membros da espécie, a partir de sua dotação genética e biológica. ... O nível de seleção ontogenética compreende o desenvolvimento comportamental do indivíduo a partir de suas condições biológicas e maturacionais.
Habilidades como nadar, andar de bicicleta e patinar no gelo são consideradas ontogenéticas porque não aparecem automaticamente nos indivíduos, mas requerem um período de prática e de experiência e são influenciadas pela cultura do indivíduo.
As fases da Aprendizagem Motora são: Cognitivo, Associativo e Autônomo (Jardim, 2012).
O desenvolvimento motor da criança sofre influências de uma série de fatores, especialmente as atividades motoras realizadas na escola, no ambiente familiar e na sociedade, que foram os contextos abordados neste estudo.
Além dos fatores teratogênicos e dos erros genéticos, outros fatores, tais como: (1) a idade da mãe, (2) paridade, (3) nutrição, (4) incompatibilidade de Rh, (5) anormalidades genéticas, (6) posição fetal, (7) estresse materno, (8) ocupação da mãe também podem afetar o desenvolvimento humano (GABBARD, 2000).
Neste período, principalmente no primeiro ano de vida, os primeiros marcos motores aparecem com o controle de cabeça, o rolar, o arrastar e mais tarde o sentar, o engatinhar e a marcha no final do primeiro ano.
O desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança. É um processo de alterações complexas e interligadas das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo.
Os marcos do desenvolvimento motor são as atividades (posturas e movimentos) que a maioria das crianças consegue fazer em uma determinada idade. A maneira como seu filho age e se movimenta oferece informações importantes sobre o seu desenvolvimento motor.
Marcos normais do desenvolvimento neurológico
A psicologia do desenvolvimento humano basicamente estuda o comportamento do ser durante a vida. A Psicologia do Desenvolvimento Humano, estuda o desenvolvimento do ser humano nos aspectos: intelectual, social, físico, emocional, desce o nascimento até a idade adulta.
O desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) consiste na aquisição progressiva de habilidades (p ex. andar, falar, reconhecer pessoas) por parte da criança à medida que ela vai crescendo. O atraso de desenvolvimento (ADNPM) ocorre quando o bebê não adquire determinada habilidade na idade esperada.
Coisas que mães (e pais) devem saber sobre os 4 anos da criança!
Mantenha a calma, compreenda o que seu filho quer dizer e dê exemplos de comportamentos aceitáveis.
Alguns sinais e sintomas que podem indicar que existe um possível atraso no desenvolvimento são:
Se seu bebê não responde a estímulos e mesmo com o passar dos meses, passos simples do desenvolvimento do bebê não estão acontecendo como sorrir, se virar, engatinhar, o pediatra irá acompanhar e indicar ao especialista competente a realizar exames avaliatórios para investigar um possível atraso psicomotor.
Emite sons como se estivesse conversando, imita alguns sons que ouve. Entende “não”, tchau e outras palavras comuns, começa falar palavras ou sílabas simples. Identifica partes do corpo, aponta o que quer, pode combinar palavras simples.
Como funciona a consulta com fonoaudiólogo A consulta com o fonoaudiólogo pode ocorrer de diferentes maneiras, dependendo do caso apresentado pelo paciente. Cabe ao profissional a realização da detecção, diagnóstico e, posteriormente, a condução do tratamento para resolução do quadro apresentado.
Quando esperamos que uma criança fale palavras? Algumas já ensaiam antes dos 12 meses de idade. O mais comum, no entanto, é que isso ocorra entre 12 e 18 meses. Ao redor de 2 anos, o vocabulário tem entre 50 a 100 palavras, e, a partir de então, aumenta em uma velocidade tão rápida que até perdemos a conta.
“Art. 1º. O fonoaudiólogo, com jornada de trabalho de 6 (seis) horas, deverá realizar em média 8 (oito) atendimentos com duração aproximada de 40 (quarenta) minutos cada, individuais ou em grupo, incluindo a realização de exames e testagens.
Um bom exemplo desta relação é o convênio Medial Saúde, que tem cobertura para atendimento fonoaudiológico (40 sessões/ano) desde o plano básico, no valor de R$ 67,77 ao mês. Se fossem os fonoaudiólogos os usuários, com certeza seria considerado muito interessante a adesão a este convênio.