Administração pública. Junto ao poder público, procurador é um advogado, geralmente concursado, que representa, conforme determinado em lei, uma pessoa jurídica de direito público, seja no processo judicial, seja em questões extrajudiciais. ... Podem ser procuradores de municípios, de estados, ou federais.
O Procurador Federal representa as autarquias e fundações públicas federais, exercendo a função de advogado dessas instituições. Ele também atua com assessoria e consultoria jurídica no âmbito da administração pública indireta federal.
A Procuradoria Geral do Estado é o órgão responsável pela representação judicial do Estado, de seus órgãos e entidades. Este órgão também é responsável por prestar consultoria ao Executivo estadual. Logo, o Procurador do Estado tem a função de patrocinar judicialmente os interesses da Administração Pública Estadual.
Por isso, dentre suas principais funções estão a de emitir esclarecimentos escritos sobre processos que representam, entrar com recursos, propor medidas para proteger o órgão ou instituição a que representa e o cumprimento das leis, estar presente em sessões de julgamento e expedir notificações ou intimações.
Os membros do Ministério Público Federal iniciam a carreira no cargo de Procurador da República, após aprovação em concurso público específico para o ramo. Quando promovidos, passam para o cargo de Procurador Regional da República. O terceiro e último cargo da carreira é o de subprocurador-geral da República.
Os assuntos mais comuns nas fases e provas do concurso para promotor de Justiça são:
O (a) procurador(a)-geral da República é o (a) chefe do Ministério Público Federal e exerce as funções do Ministério Público junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), no Superior Tribunal de Justiça (STJ), sendo também o (a) procurador (a)-geral Eleitoral. O PGR deve sempre ser ouvido em todos os processos.
O Procurador de Justiça é membro do Ministério Público que atua nos graus superiores da jurisdição. Para exercer a sua função, necessita, primeiramente, ter sido aprovado em concurso público de provas e títulos do Ministério Público e, após, ser promovido internamente para tal cargo.
Significa que o seu processo já teve a decisão dos desembargadores(são os juizes do Tribunal de Justiça). ...
Indica remessa interna (contadoria, oficial de justiça, etc) dos autos do processo. Não deve ser confundido com carga/vista, ou com conclusão ao magistrado.