É um exame realizado em material não fixado de biópsias (em geral pele e rim) para demonstrar a presença de imunoglobulinas. Este exame auxilia no diagnóstico e classificação de lesões como glomerulopatias e algumas doenças da pele. A técnica de Imunofluorescência Direta se baseia numa reação antígeno-anticorpo.
Testes treponêmicos São testes que detectam anticorpos contra antígenos do Treponema pallidum. Estes testes são qualitativos. Eles definem a presença ou ausência de anticorpos na amostra.
A diferença principal é que os testes não treponêmicos detectam anticorpos que não são específicos contra Treponema pallidum e os testes treponêmicos detectam anticorpos específicos para antígenos de T. pallidum.
Os testes não treponêmicos mais comumente utilizados e que possuem a metodologia de floculação são o VDRL (do inglês Venereal Disease Research Laboratory), RPR (do inglês, Rapid Test Reagin), USR (do inglês Unheated Serum Reagin) e TRUST (do inglês Toluidine Red Unheated Serum Test).
Os testes treponêmicos utilizam o T. pallidum como antígeno e detectam anticorpos IgG e IgM sem distinção de classes. Positivam mais precocemente que os testes não treponêmicos, porém, mantêm-se positivos por toda a vida em 85% dos pacientes tratados, não podendo ser utilizados para o controle de cura.
Para obtenção de sorologia não treponêmica, o teste mais conhecido é o VDRL (Veneral Disease Research Laboratory), ainda que outros estejam disponíveis (RPD – Rapid Plasm Reagin) (2,4). O VDRL pode ser qualitativo (reagente ou não reagente) ou quantitivo (com a titulação de anticorpos descrita) (2).