Erosão dental é definida como a perda patológica de tecido dental duro, sem o envolvimento de bactérias devido à exposição a ácidos intrínsecos e extrínsecos. É causada pelo contato direto entre a superfície dental e substâncias ácidas.
Existe tratamento para essa condição? É possível reequilibrar o pH da boca para que a saliva perca sua acidez excessiva. A principal medida a ser adotada nesse sentido é aumentar a ingestão de água para regularizar o fluxo salivar e melhorar sua qualidade.
A fermentação do bolo alimentar produz ácidos, por exemplo, as bactérias existentes em nossa saliva fermentam os carboidratos dos alimentos produzindo ácido lático, essa reação leva a uma diminuição do pH da boca, ele fica abaixo de 4,5 (ácido).
O suco gástrico é formado basicamente por água, ácido clorídrico e enzimas digestivas. Seu pH varia entre 1,5 e 2, mas em indivíduos com gastrite ele fica ainda mais ácido. O pH é a escala que determina a acidez e vai de 0 a 14, em que 0 é o mais ácido e 14 o mais alcalino.
O pH ideal da pele na maior parte do rosto e corpo encontra-se entre 4,7 e 5,75. O potencial é responsável por combater bactérias e fungos e ainda protege contra infecções, alergias, irritações e coceiras.