O inotropismo e o cronotropismo representam força de contração e a freqüência cardíaca, respectivamente, e é o fator que altera o desempenho do coração em relação aos valores previstos pela auto-regulação heterométrica.
Nesse estudo, o déficit cronotrópico foi definido como in- capacidade de atingir 85% da FC max prevista para a idade (220 – idade), além de ter sido utilizado outro índice cro- notrópico. O índice foi avaliado pela FC do esforço máximo e considerado anormal quando menor que 80%.
[ Medicina ] Efeito que algumas substâncias têm sobre a capacidade de contracção do músculo cardíaco (ex.: foi seguida estratégia de inotropismo; bradicardia sinusal em doente com fármacos que facilitam o inotropismo negativo).
Cronotropismo é um efeito que algumas substâncias tem sobre o ritmo cardíaco, fazendo com que ele acelere. É produzido um ritmo cardíaco em condições não-patológicas, em um grupo de células conhecidas como "nódulo sinusal". Estas células possuem uma proteína de membrana denominadas "canais de cálcio".
I51 - Complicações de cardiopatias e doenças cardíacas mal definidas