Memorando
Tipos de Memorando É utilizado para o envio de informações a departamentos ou setores da instituição, pessoa jurídica de direito público ou privado. Memorando Externo: é utilizado no envio de documentos contendo informações concisas, coesas e diretas, entre empresas ou órgãos públicos.
De forma rápida e prática: Aprenda como fazer um memorando
Redação. A circular é uma carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo chefe da repartição ou do departamento. Tem o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas.
Os anexos devem ser indicados seguindo a ordem alfabética em caixa alta. A sequência deve ser obedecida para apresentação dos documentos no pós-texto do trabalho acadêmico.
Se utilizada sem a preposição “em”, a palavra “anexo” tem função de adjetivo e deve concordar com o substantivo a que está associada. Exemplo 1: O termo de compromisso segue anexo. Exemplo 2: As fotos da formatura estão anexas. Porém, a expressão “em anexo” é invariável, independentemente de gênero ou número.
Os apêndices devem aparecer após as referências, e os anexos, após os apêndices, e ambos devem constar no sumário.
Olá, tudo bem? Em um trabalho acadêmico ou científico podemos dizer que a conclusão vem antes da bibliografia. A conclusão normalmente deve conter um parágrafo, escrito de forma sucinta e clara, onde o objetivo é retomar a ideia principal do texto, apresentando as conclusões que se tirou a respeito do assunto.
Os anexos são a parte dos elementos pós-textuais onde o autor anexa ao trabalho documentos que não são de sua autoria. É recomendável que sejam anexados todos ou os documentos mais importantes que foram usados ou citados no trabalho.
Os anexos podem ser acrescentados logo depois da página onde constam as referências bibliográficas. É fundamental também apontar essa porção do trabalho usando um título em caixa alta e em negrito. A numeração dos anexos é outra coisa imprescindível.
errata, agradecimentos, lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, resumos, sumário, referências, glossário, apêndice, anexo, e índice devem ser centralizados e não numerados, com o mesmo destaque tipográfico das seções primárias (grifo nosso).
Tanto o apêndice quanto o anexo devem estar presente no sumário dos trabalhos científicos. Os apêndices devem aparecer depois das referências, e os anexos vem depois dos apêndices.