A somatização é um transtorno psiquiátrico em que a pessoa apresenta múltiplas queixas físicas, localizadas em diversos órgãos do corpo, como dor, diarreia, tremores e falta de ar, mas que não são explicadas por nenhuma doença ou alteração clínica.
Neste transtorno, a principal preocupação da pessoa é com os sintomas físicos, como dor, fraqueza, fadiga, náusea ou outras sensações corporais. A pessoa pode ou não apresentar um problema de saúde que causa ou contribui para os sintomas.
Somatização é uma tendência a sofrer um desarranjo psicológico que se manifesta mediante sintomas somáticos exigindo intervenção médica. Grosso modo, a somatização expressa-se pela geração de sintomas físicos de uma condição psiquiátrica tal como a ansiedade.
O transtorno de somatização é definido por Lipowski como a tendência para experienciar e comunicar distúrbios e sintomas somáticos não explicados pelos achados patológicos, atribui-los a doenças físicas e procurar ajuda médica para eles. (Lipowski, 1988).
7 transtornos mentais mais comuns: como identificar e tratar
A doença mental crônica é caracterizada pela pelo seu caráter persistente. Mesmo quando tratado, o quadro crônico já não responde tão bem às diversas terapêuticas, inclusive aos medicamentos, deixando o paciente sempre com a presença de algum sintoma.