LEI No 8.
A profissão de assistente social no Brasil e as instâncias de controle, fiscalização, sistematização e normatização da profissão são regulamentadas pela Lei nº 8662/93, sancionada em 7 de junho de 1993.
2º - Constituem direitos do assistente social: a) garantia e defesa de suas atribuições e prerrogativas, estabelecidas na Lei de Regulamentação da Profissão e dos princípios firmados neste Código; b) livre exercício das atividades inerentes à Profissão; c) participação na elaboração e gerenciamento das políticas ...
a- zelar pela observância dos princípios e diretrizes deste Código, fiscalizando as ações dos Conselhos Regionais e a prática exercida pelos profissionais, instituições e organizações na área do Serviço Social; b- introduzir alteração neste Código, através de uma ampla participação da categoria, num processo ...
11 princípios fundamentais do Código de Ética do assistente social - Ética e Legislação Profissional.
Código de Ética profissional do/a Assistente Social. Brasília: Conselho Federal de Serviço Social,1993. _______. Lei nº 8.
O Código de 1993 indica um dever ser, ou seja, uma direção para as ações profissionais. O reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes – autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais, por isso, esse é o principio fundamental deste código de ética.
O termo PROJETO ÉTICO-POLÍTICO PROFISSIONAL significa uma projeção coletiva que envolve sujeitos individuais e coletivos (daí a ideia de projeto) em torno de uma determinada valoração ética (daí o termo ético) que está intimamente vinculada a determinados projetos societários (daí o termo político, no seu sentido mais ...
ANÁLISE HISTÓRICA, SOCIAL E POLÍTICA DO C.E. 1965 O Código de 1965 reproduziu a base filosófica humanista cristã e a perspectiva despolitizante e a-crítica em face das relações sociais que dão suporte à prática profissional; Prescreve a “colaboração pessoal e técnica para o “desenvolvimento solidário e harmônico do ...
Quais são os principais documentos que compreedem a dimensão jurídico-político do Serviço Social? I.O Código de Ética profissional. II. A Lei de Regulamentação da profissão (lei 8662/93).
Os elementos constitutivos do projeto ético-político do Serviço Social são: a explicitação de princípios e valores ético-políticos; • a matriz teórico-metodológica em que ele se ancora; • a crítica à ordem social vigente; • as lutas e posicionamentos políticos acumulados pela categoria.
Ele: tem em seu núcleo o reconhecimento da liberdade como valor ético central – a liberdade concebida historicamente, como possibilidade de escolher entre alternativas concretas; daí um compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais.
A materialização do Projeto ético-político, ocorre na dialética em que se processa a dimensão ético-política da profissão, na conjugação cognoscitiva e prática do profissional, que prescinde da dimensão teórico-metodológica e conhecimentos técnico-operativos para o exercício do trabalho.
Podemos afirmar que a gênese do Projeto Ético Político foi o Congresso da Virada realizado no III CBAS em 1979, realizado em São Paulo; onde a categoria rompeu com as bases tradicionais da profissão, resultado do processo de Renovação do Serviço Social.
Assim concluímos que a efetivação do projeto ético-político é um grande desafio tendo em vista que o dia-a- dia da prática profissional enfrenta contradições e limites, e que a efetivação do projeto ético-político ainda é uma possibilidade, um vir a ser. profissional, ética e prática profissional.
Este núcleo dos Fundamentos se expressa no conjunto da produção profissional através da: adoção da teoria social marxista no plano da formação e do exercício profissional, com repercussões na produção acadêmica; abordagem da questão social como base de fundação sócio- histórica da profissão e matéria de trabalho ...
Assim sendo, remete a profissão à consciência de sua inserção na sociedade de classes, introduzindo novas reflexões e compromissos para os assistentes sociais. ... Apresenta uma metodologia baseada na tríade: diálogo, pessoa e transformação social.
A dimensão teórico-metodológica do Serviço Social apoia-se na teoria crítica, fundamenta-se na teoria social de Marx, que tem como base a análise crítica sobre a emergência e o desenvolvimento da sociedade burguesa, bem como das bases materiais de produção e reprodução do capitalismo, responsáveis historicamente pela ...
O encaminhamento é uma forma articulada para atender as necessidades dos usuários, ofertando os serviços vigentes, e o encaminhando para outro profissional ou para outro setor onde a sua necessidade será atendida.
130), a partir da qual a família pode ser pensada como: Um grupo de pessoas que são unidas por laços de consanguinidade, de aliança e de afinidade. Esses laços são constituídos de representações, práticas e relações de obrigações mútuas.
Atuando com famílias, o trabalho na perspectiva socioeducativa atua na ótica dos direitos sociais das mesmas, onde objetiva-se a incidência de sujeitos de direitos, e também o tratamento de suas fragilidades, qualidade de vida, fortalecimento das relações internas, visando sempre à emancipação da família e ...
A Matricialidade Sociofamiliar se refere à centralidade da família como núcleo social fundamental para a efetividade de todas as ações e serviços da política de assistência social.
O Assistente Social tem enfrentado muitos desafios, tanto no âmbito privado como no público. ... O Assistente Social através do seu trabalho nas diversas áreas pode fortalecer a luta emancipatória dos usuários, através de sua escolha teórico-metodológica e ético-política.
Os 5 maiores desafios da assistência social
A partir das discussões apresentadas e conforme o desenho da proteção social na contemporaneidade é possível perceber que a primazia na atenção às famílias tem por objetivo consolidar o caráter preventivo de proteção social, no sentido do fortalecimento dos laços e vínculos sociais de pertencimento entre seus membros e ...
Qual seria um dos desafios mais significativos para o Assistente Social? Que o planejamento estratégico seja uma referência efetiva para o exercício profissional. Que o cuidado e a atenção sejam uma referência efetiva para o exercício profissional.