A diverticulose caracteriza-se pela presença de uma ou mais bolsas com formato de balão (divertículos), geralmente no intestino grosso (cólon). Acredita-se que a formação dos divertículos se deve a espasmos na camada muscular do intestino.
Quais são os sintomas? Quando há inflamação, os sintomas mais comuns são dores abdominais. Pode ocorrer também sensibilidade, principalmente na parte inferior esquerda do abdômen, inchaço ou gases, febre e calafrios, náusea e vômitos, falta de apetite e alimentação insuficiente.
A diverticulite normalmente afeta o intestino grosso (cólon). Os sintomas habituais incluem dor abdominal inferior esquerda, sensibilidade e febre. O diagnóstico toma por base os resultados de um exame por tomografia computadorizada (TC), e a colonoscopia é realizada após o fim do episódio de diverticulite.
Farelo de Trigo. O farelo de trigo é um ótimo remédio caseiro para complementar o tratamento medicamentoso da diverticulite, porque além de ser rico em fibras, ele é tônico, fortificante, estimulante e revitalizante, ajudando a acalmar as mucosas do intestino, que se encontram inflamadas.
Diverticulite grave: normalmente vem acompanhada de febre alta, dor abdominal intensa e incapacidade do paciente se alimentar. Nesses casos, é comum ocorrer a hospitalização, pois pode ocorrer o desenvolvimento de complicações como fístulas (perfurações no intestino).
O cirurgia consiste na retirada do segmento do intestino doente. O procedimento pode ser realizado por vídeo, onde o paciente apresenta uma recuperação melhor e mais rápida. A possibilidade de uma colostomia (a “bolsa”) existe sempre que há uma cirurgia do cólon (intestino grosso) e depende de uma série de fatores.
Quando o paciente não responde às medidas clínicas conservadoras ou sua condição está se deteriorando, é necessária uma intervenção cirúrgica urgente. Aos 60 anos, o risco de se desenvolver doença diverticular é de 50%, porém não mais que 10% apresentarão sintomas, e uma parcela menor ainda necessitará de cirurgia.
Após a crise de diverticulite, é importante voltar a incluir os alimentos ricos em fibras progressivamente no dia a dia com o objetivo de provocar gases ou dor abdominal, devendo ter início com o consumo de uma porção de fruta e de vegetais crus por dia e depois progredindo para o consumo de farinhas e cereais ...
O tempo médio de sobrevida de pacientes com câncer colorretal foi de, aproximadamente, 660 dias (dp=663 dias), sendo o tempo mediano de 460 dias.