Os Iluministas defendiam que a Razão deveria ser a guia e a mestra de todo o nosso conhecimento da natureza. Na política, defendiam a divisão dos poderes como necessária para a construção de uma sociedade justa, assim como a separação entre Estado e Igreja e o estabelecimento da igualdade de todos perante a lei.
As principais ideias defendidas pelo iluminismo são a do uso da razão e do racionalismo como forma de iluminar o caminho do desenvolvimento humano; ou seja, em vez de valorizar a ignorância deveria-se preconizar o pensamento racional.
Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para seu povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e só depois o socialismo.
Os bolcheviques defendiam a implantação imediata da ditadura do proletariado, o socialismo e a derrubada do governo czarista e toda a sua estrutura. ... Acreditavam que antes de implantar o socialismo na Rússia, o capitalismo teria que se desenvolver até seu ápice e chegar a revolução socialista.
Eram os Ortodoxos que pregavam o amadurecimento do capitalismo. Os Mencheviques defendiam uma revolução burguesa contra czarismo,liderada pela duma. Já os Bolcheviques eles defendiam a revolução socialista,a instalação da ditadura do proletariado.
Bolcheviques e Mencheviques são as duas correntes nas quais se dividiu o Partido Operário Social-Democrata da Rússia. As palavras “Bolchevique” e “Menchevique” vêm do russo e significam, respectivamente, maioria e minoria.
Os mencheviques(em russo: меньшевики́) pertenciam a uma facção do movimento revolucionário russo que surgiu em 1903 depois da disputa entre Vladimir Lenin e Julius Martov, ambos membros do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR).
Significado de Bolchevique adjetivo Refere-se ao bolchevismo, ao sistema político-social russo, comandado por Vladimir Lênin, implementado logo após a Revolução de 1917 e, posteriormente, definido como comunismo. ... Do russo bol'shevik "maioria".
Resposta. Resposta: antibolchevismo: O termo bolchevismo é de origem russa e significa, literalmente, maioria (em russo, bolscinstvó). Serviu para designar a corrente política e a linha organizacional idealizada pelo líder revolucionário Vladimir Lênin ao Partido Operário Social-Democrático da Rússia (POSDR).
Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para o povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e o pleno desenvolvimento do capitalismo para só depois implantar o socialismo.
Vladimir Lênin
“Paz, pão e terra” – a paz significava a saída da Rússia da Grande Guerra: o pão, o desejo de acabar com a fome do povo por meio da distribuição de alimentos e do incentivo à agricultura; a terra representa a necessidade da realização de uma reforma agrária.
Significado de Lema Fronteira que marca a separação entre duas coisas; emblema, divisa. ... A palavra lema deriva do grego "lêmma, atos", com sentido de proposição; pelo latim "lemma, atis", que significa assunto.
Lennin com ideais socialistas queria acabar com a monarquia dos czares, que faziam o povo lutar na primeira grande guerra, por isso ao invés de guerra Lennin queria a paz, uma melhor distribuição da terra para o povo e pão pois o inverno na Russia é muito rude e acabava com as plantações.
O lema todo era "Paz, Terra e Pão: todo poder aos sovietes" e foi atribuído a Lênin (1870 - 1924) - cujo verdadeiro nome era Vladimir Ílitch Uliánov - por ocasião da segunda fase da Revolução Russa, também chamada de revolução de outubro ou revolução vermelha.
Lenin também defendia que os trabalhadores rebelassem-se contra o Governo Provisório, a saída imediata da Rússia da guerra (o Governo Provisório manteve o país no conflito), a nacionalização das indústrias instaladas no país, e a ideia de “Paz, pão e terra” como direitos básicos dos trabalhadores.
paz, terra, pão e trabalho
Liderados por Lênin, autor da obra “Tese de Abril”, os bolcheviques defendiam a delegação de poder político nas mãos dos sovietes e a instalação de uma ditadura do proletariado. ... Ao implantar medidas de caráter popular, as forças reacionárias russas tentaram derrubar o governo bolchevique.
O primeiro líder da URSS foi Lenin, responsável por chefiar os bolcheviques na tomada do governo provisório, logo depois da segunda fase da revolução russa de 1917, no mês de outubro. Lenin acreditava que a revolução poderia provocar ataques e eventos rebeldes em outros países do Ocidente.
Lenin (1870-1924) foi um político revolucionário russo, principal líder da Revolução Russa de 1917 e primeiro presidente da Rússia socialista. Lenin, pseudônimo de Vladimir Ilitch Ulianov, nasceu em Simbirsk, (atual Ulianovsk), na Rússia, no dia 22 de abril de 1870.
21 de janeiro de 1924
Com a morte de Lênin em 1924, dois líderes passaram a disputar o poder na União Soviética: Leon Trotsky, segundo homem da Revolução de Outubro (cuja habilidade militar durante a guerra civil russa lhe deu grande prestígio), adepto da Revolução Permanente; e Josef Stalin, Secretário-Geral do Partido Comunista da URSS ...