As quelíceras são estruturas afiadas que servem para injetar veneno na presa e capturar alimentos. Essas estruturas também são encontradas no cefalotórax do animal. As fiandeiras são encontradas no abdome do animal e têm como função principal a produção de seda para a confecção de suas teias.
Em zoologia, chamam-se quelíceras (Do grego: khele, pinça+keras, chifre, khelekeras) ao primeiro par de apêndices do prossoma dos artrópodes do sub-filo Chelicerata, ao qual pertencem as aranhas, escorpiões, ácaros e algumas espécies marinhas.
Correspondem ao segundo par de apêndices articulados do prossoma de aracnídeos. Serve para manipular os alimentos e inocular espermatóforos no poro genital da fêmea.
A digestão é extracorpórea, isto é, acontece fora do corpo. Isso porque muitas aranhas e escorpiões possuem venenos poderosos que paralisam suas presas, em seguida injetam sucos digestivos nos seus corpos e sugam o conteúdo.
Os aracnídeos apresentam o corpo dividido em duas partes: abdômen e cefalotórax. Possuem quatro pares de patas, não tem antenas, possuem desenvolvimento direto ou indireto. Já os insetos tem o corpo dividido em três partes: cabeça, tórax e abdômen./span>
Temos "aranha" como uma palavra que possui um "R" com o som fraco, e "arranha" como uma palavra que possui o "R" com o som forte. ... Como vocês puderam perceber, a presença das duas letras "R" faz toda a diferença no sentido de cada palavra.
Os aracnídeos são artrópodes caracterizados pela presença de quatro pares de patas e ausência de antenas. Os artrópodes são invertebrados bastante diversificados que ocupam praticamente todos os ambientes do planeta.
Resposta. o corpo de todos os aracnídeos é dividido emcefalotórax e abdome. Nos carrapatos e ácaros essas partes são fundidas; e no abdome dos escorpiões há uma cauda, em cuja ponta há um aguilhão, onde o animal guarda o veneno./span>
Os aracnídeos são classificados em: araneídeos (aranhas), opiliones (opiliões), escorpionídeos (escorpiões) e acarinos (ácaros e carrapatos). Em algumas espécies os pedipalpos são estruturas presentes que servem para capturar as presas e noutras ainda como órgão da reprodução.
Conheça as principais características dos insetos:
Dentro deste grande grupo, também encontramos alguns dos insetos voadores mais comuns e conhecidos, já que todas as espécies de vespas, abelhas, mamangabas e formigas pertencem a ele. Assim, alguns exemplos de himenópteros são: Abelha-carpinteira-europeia (Xylocopa violacea); Zangão-do-bosque (Bombus dahlbomii);/span>
As borboletas têm dois pares de asas membranosas cobertas de escamas, que apresentam formas e cores variadas, além de peças bucais adaptadas a sucção.