Para alimentar um filhote órfão, ou nos casos em que a mãe não pode amamentar adequadamente, é preciso ter paciência, cuidado, horário rígido e uma mamadeira adequada para o tamanho da boca do recém-nascido, com um bico que não passe muito líquido de uma vez só.
As possível causas para isso acontecer são: A pega errada e posição do bebê ao mamar não adequada podem fazer diminuir a produção de leite; Fissuras nas mamas fazem com que o ato de amamentar não seja prazeroso e a produção de leite diminua.
Algumas dicas simples para aumentar a produção de leite materno são:
O desmame vai ocorrer substituindo uma mamada por algum alimento, ou mamadeira, ou copo, dependendo da idade do bebê. Escolha uma mamada para oferecer mamadeira ou copinho em vez do peito e veja qual a reação. Quando ele se habituar, vá trocando outros horários também.
Sim, é isso mesmo! Enquanto a amamentação ajuda a perder os quilos, parar de dar o peito pode colaborar com o aumento de peso. Isso acontece porque, durante o aleitamento, o gasto calórico aumenta bastante: são de 900 a mil calorias que vão embora por dia. Afinal, para produzir tanto leite é preciso muita energia.
“A mulher ganha peso quando para de amamentar?” “Sim, isso pode acontecer. Enquanto a amamentação auxilia na perda de peso, parar de amamentar pode colaborar com o aumento dele. Isso porque a produção de leite demanda um grande aporte energético, com um gasto calórico estimado entre 700 e 1 000 calorias por dia.
Revertendo a confusão de bicos
Inserir proteínas, carboidratos de boa qualidade e lipídeos de acordo com sua avaliação física e exames de sangue é super importante. Manter-se hidratada também é muito importante. "Engordar" comendo com qualidade irá prover uma boa saúde para você e para o seu filho, caso ainda esteja amamentando.
Como emagrecer amamentando
O segredo para se manter em forma após a amamentação está na força de vontade e na atenção redobrada na hora de montar o prato. “O ideal é fazer um acompanhamento nutricional após a gravidez e aprender o que deve ser adicionado ao cardápio para driblar a fome exagerada”, sugere a especialista.
Dessa maneira, é muito importante que a mulher evite alimentos muito calóricos, ricos em gorduras ou carboidratos simples como salgados, frituras, bolos, tortas e dê preferência aos alimentos integrais e naturais. Isso significa que frutas, legumes e verduras devem estar presentes diariamente nas refeições.