Como sabemos, os curtos-circuitos são acidentes elétricos que podem causar sérios danos ao sistema elétrico do local. Eles são assim chamados porque representam o caminho mais curto que a corrente elétrica pode realizar em um circuito.
“Um curto-circuito ocorre quando a resistência elétrica em um circuito é muito pequena e a corrente elétrica que o atravessa atinge uma intensidade muito elevada.” Esse aumento na corrente elétrica causa uma grande liberação de energia e, consequentemente, um superaquecimento dos condutores.
Utilize capas de proteção Geladeiras e freezers, por exemplo, se danificam muito facilmente e, cobri-los é uma boa saída para evitar esse contato com a areia e a umidade da região. Outros eletrodomésticos como o micro-ondas ou fogão também devem ser protegidos por uma capa, que deve ser retirada durante o uso deles.
Utilize DPS de uso individual. Outra opção é instalar DPS de uso individual (ou portátil) para proteger os seus equipamentos. Apesar de serem portáteis, eles também são capazes de preservar geladeiras e freezers, e não apenas notebooks, TVs, computadores etc.
Para evitar que a sua geladeira enferruge, limpe toda a gordura com álcool puro e espere um pouco até secar o metal. Essa gordura pode vir do seu fogão, quando você fez alguma fritura ou de outras situações.
A primeira dica do especialista é passar uma lixa de grão 600 sobre a área afetada pela ferrugem para tirar a camada; fazer uma mistura de bicarbonato de sódio com água e passar com uma escova de dentes. "Dá para usar, principalente, dentro da geladeira. Tem que deixar umas doze horas. Não tem nada mágico", diz.
Evitando a Ferrugem em Aparelhos Eletrodomésticos A melhor forma de evitar a corrosão é simplesmente substituir os aparelhos eletrônicos de metais comuns pelos de peças inoxidáveis. Se isso não for possível, o ideal é que eles sofram manutenção anual e recebam uma pintura especial para evitar enferrujar.