O Que Conta A Lenda?

O que conta a lenda

Uma lenda é uma narrativa tradicional que conta a história de eventos ou personagens que são considerados parte do folclore de uma determinada cultura. Essas histórias são transmitidas oralmente ao longo do tempo e muitas vezes são baseadas em fatos históricos ou em elementos da natureza. As lendas são caracterizadas por serem passadas de geração em geração e por terem um caráter mítico ou sobrenatural.

A lenda sempre existiu no imaginário popular, desde os tempos em que o homem não conhecia a escrita e ficava contando histórias à beira das fogueiras. Com o passar do tempo e a criação da linguagem escrita, as lendas foram sendo reproduzidas em livros, registradas com o formato de contos, de histórias escritas.

Características das lendas

Você provavelmente já deve ter ouvido histórias ou estórias, principalmente de pessoas mais velhas, e pensado “será que são verdade?”. Algumas são de deixar os cabelos arrepiados, enquanto outras contam com um toque de mistério. Esse tipo de história é chamado de lenda. Cada região do Brasil possui um arsenal delas.

Em seguida, pergunte se eles conhecem alguma lenda do folclore brasileiro. Deixe que eles discutam livremente e, caso surjam nomes de lendas conhecidas da turma, coloque na lousa. Complemente essa lista, se for o caso, com mais algumas lendas importantes, pertencentes ao folclore brasileiro, a seu critério. Sugerimos a seguinte seleção:

Exemplos de lendas

Exemplos de lendas

Dessa forma, de Norte ao Sul do país, é possível encontram uma variedade de lendas caracterizadas pela peculiaridade regional. Na região Norte, por exemplo, são comuns lendas como a do boitatá, da caipora, da curupira, da Iara, do lobisomem, do pirarucu e a famosa lenda do saci pererê.

Lenda da Cuca: a origem desta lenda é galego-portuguesa. A Cuca é uma bruxa em um corpo de jacaré e, apesar da aparência assustadora, é muito amável. Ela cuida das crianças e as ensinam sobre a natureza quando os pais saem para trabalhar.

Ensine também:

As lendas são transmitidas oralmente, de geração em geração. Elas são contadas em rodas de conversa, festas populares, escolas e outros espaços de convivência. Cada narrador pode adicionar sua própria interpretação e elementos à história, o que faz com que as lendas sejam constantemente modificadas e adaptadas.

Cultura popular: Porque folclore é coisa séria!

1ª Etapa: O que é folclore?

1ª Etapa: O que é folclore?

Muitas lendas urbanas nascem e morrem em pouco tempo, como podemos destacar com a lenda do Chupa-Cabra, o Homem do Saco, o Boneco do Fofão ou a Loira do Banheiro, a Loira da Estrada, e muitas outras.

No Brasil, existem diversas lendas famosas que fazem parte do imaginário popular. Um exemplo é a lenda do Saci-Pererê, um pequeno ser travesso que possui apenas uma perna e usa um gorro vermelho. Outra lenda conhecida é a do Curupira, um protetor das florestas que tem os pés virados para trás. Já no folclore europeu, uma lenda famosa é a do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda, que conta a história de um rei lendário e seus bravos cavaleiros em busca do Santo Graal.

Lenda do Saci Pererê: também de origem indígena, a lenda do Saci Pererê conta a história de um lindo menino de uma perna só, que é muito ágil e consegue chegar rapidamente a todos os cantos da floresta. Ele é muito travesso, mas sempre que a floresta está em perigo ele age muito rápido para protegê-la.

Objetivos

As lendas também podem ser criadas para transmitir valores e ensinamentos. Muitas vezes, elas são baseadas em fatos reais, mas são modificadas e adaptadas ao longo do tempo para se tornarem mais interessantes e atrativas.

Lenda do Boitatá: esta lenda tem origem indígena, sendo que “boitatá” é uma palavra em tupi-guarani que significa “cobra de fogo”. Diz a lenda que o Boitatá protege as florestas e os campos, principalmente dos incêndios criminosos. Assim, sempre que alguém ameaça destruir a mata, o Boitatá aparece para assustar a pessoa e proteger a natureza.

Um pouco de história

Também em grupos, você pode pedir que os alunos pesquisem outras lendas do folclore brasileiro (além daquelas selecionadas por você) e escolham uma para apresentar à turma, seguindo os mesmo parâmetros expostos n aproposta anterior.

Por outro lado, a lenda é uma narrativa fantasiosa passada de geração em geração. Logo, carrega aspectos culturais baseados em fatos históricos e reais com a mistura de fatos produzidos pela imaginação.

No Brasil, as lendas são muitas, influenciadas pela miscigenação do povo brasileiro. Nossas lendas são provenientes dos indígenas, dos africanos e dos europeus, criando um folclore próprio, típico do Brasil.

Imaginação

As lendas possuem duas características: uma delas tenta oferecer explicações para acontecimentos e situações que não são dominadas pelos homens, que não têm o conhecimento científico para explica-las, como nos casos de supostos fenômenos sobrenaturais. Outra característica é quase sempre ter um fundo moral, uma lição a orientar os procedimentos e comportamentos das pessoas.

Folclore brasileiro pode ser utilizado no ensino de Zoologia

Qual o nome do boi da lenda?

Na história europeia, um rico fazendeiro possuía um boi de grande estima, chamado Barroso, e o responsável por cuidar dele era um vaqueiro de sua confiança, conhecido como 'o vaqueiro que não mentia'.

Quem é o Boi Bumbá no Masked Singer?

O The Masked Singer Brasil exibido na noite de terça-feira (31) mostrou que Marrone era a celebridade por trás da fantasia de Boi-Bumbá.

Quantos títulos tem o Boi Caprichoso?

Foi campeão em 2010, 2012, 2015 (ano do cinquentenário do festival) e Bicampeão nos anos de 2017 e 2018.

O que conta a lenda da Vitória-régia?

Conta a lenda que uma índia chamada Naiá, ao contemplar a lua (Jaci) que brilhava no céu, apaixona-se por ela. ... Jaci se sensibiliza com o esforço de Naiá e a transforma na grande flor do Amazonas, a Vitória Régia, que só abre suas pétalas ao luar.

Quem conta as lendas?

Podemos entender que lenda é uma degeneração do Mito. Como diz o dito popular "Quem conta um conto aumenta um ponto", as lendas, pelo fato de serem repassadas oralmente de geração a geração, sofrem alterações à medida que são contadas.

Quais as principais personagens do bumba meu boi do Maranhão e qual o significado delas?

As principais são: Pai Francisco, o ladrão do boi; Catirina, a esposa grávida; o amo, fazendeiro, dono do boi; os vaqueiros e o pajé, o curandeiro que ressuscitará o animal; o(a)s índios(a)s ou tapuio(a)s, chamados para rastrear o boi.

Quais os ritmos que se apresenta o bumba meu boi do Maranhão?

Pandeirinhos, maracás e tantãs, além das zabumbas (grandes tambores), dão ritmo para os brincantes. Os principais grupos são: Boi de Leonardo, Boi de Vila Passos, Boi da Fé em Deus, Boi Unidos Venceremos e Boi de Guimarães.

Quem é chamado de Caipora?

No nosso folclore, a figura protetora dos ambientes florestais é o Curupira, chamado também de Pai do Mato, Caipora, Caiçara, Anhangá e outros.

Qual é a origem da festa do boi-bumbá que particularidades ela apresenta em Parintins?

O festival bebe em uma rivalidade iniciada há quase cem anos, quando dois grandes grupos – os “bois” – começaram a representar nas ruas de Parintins o folclore do boi-bumbá, uma variação do bumba-meu-boi nordestino. ... O primeiro boi a representar essa história foi o Garantido, fundado em 1913.

Qual dia que é comemorado o Bumba Meu Boi?

30 de junho O Bumba Meu Boi, conhecido também como boi-bumbá, é personagem de uma festa popular muito celebrada no Norte e Nordeste do Brasil. Une formas de expressão musical, coreografia e brincadeira. E costuma ser brincado durante as festas juninas - tanto que seu dia é nacionalmente todo 30 de junho.

Como é chamado o homem que veste a fantasia do Bumba Meu Boi?

Tradicional dança do folclore brasileiro A dança é representada por um boi, no qual sua alegoria é produzida por uma armação feita em madeira e revestida por tecidos bordados . O homem que veste a fantasia é chamado de “miolo do boi”.