O cianose central é causado por doenças do coração ou dos pulmões ou por tipos anormais da hemoglobina como a meta-hemoglobina ou o sulfhemoglobin etc. Isto é visto geralmente como a descoloração azulada ou roxa da língua e os forros da boca.
Cianose é uma coloração azulada na pele, nos lábios e no leito ungueal (unhas) causada por uma escassez de oxigênio no sangue.
Há três tipos de cianose. Cianose central: resultado de hipoxemia arterial; cianose periférica: associada à estase, a qual permite uma extração mais acentuada de oxigênio da hemoglobina contida no sangue periférico; cianose por alteração da hemoglobina (Tabela 1)3,4.
O cianose é caracterizado pela descoloração azulada da pele e das mucosas. O cianose é geralmente um sinal de uma condição subjacente um pouco do que sendo uma doença em si mesmo. Os sintomas os mais comuns da circunstância são descoloração azulada dos bordos, dedos, e dedos do pé.
O paciente pode estar cianótico ou acianótico. Observar se há dificuldades para respirar ou se está usando força excessiva (uso de musculatura acessória) para inspirar. O paciente pode estar eupneico ou dispneico (com dificuldades de respirar).
A hemoglobina baixa causa palidez cutânea, descoramento das mucosas, redução dos níveis de oxigênio nos órgãos do corpo levando ao cansaço fácil e falta de ar na realização de atividades físicas, até mesmo nas rotinas do dia-a-dia.