Colisão com o veículo da frente Acontece quando o veículo bate naquele que está a sua frente. Esse tipo de acidente normalmente é resultado do desleixo com a distância de segurança. Como evitar: Observar os sinais do veículo que segue à frente, suas luzes de freio, indicadores de direção, entre outros.
Uma colisão elástica é uma colisão em que não há nenhuma perda líquida em energia cinética do sistema como resultado da colisão. A quantidade de movimento e a energia cinética são grandezas conservadas em colisões elásticas. ... Algumas colisões entre átomos em gases são exemplos de colisões perfeitamente elásticas.
Sempre que , numa colisão, a energia cinética total tem o mesmo valor antes e depois do choque, isto é, a energia cinética se conserva, dizemos que a colisão é elástica; e sempre que os valores de energia cinética antes e depois da colisão forem diferentes, dizemos que a colisão é inelástica.
Os objetos permanecem grudados após a colisão, o que indica uma colisão perfeitamente inelástica. Sendo assim, o valor do coeficiente de restituição é zero, uma vez que não há velocidade relativa de afastamento entre os objetos.
Para o cálculo da colisão elástica, empregamos as Eqs. (1.
As colisões elásticas e inelásticas são interações entre corpos em que um exerce força sobre o outro, sendo a classificação feita de acordo com a conservação da energia.
Uma colisão perfeitamente inelástica ocorre quando a quantidade máxima de energia cinética de um sistema é perdida. Numa colisão perfeitamente inelástica, isto é, um coeficiente de restituição zero, as partículas em colisão ficam juntas. Em tal colisão, a energia cinética é perdida ao unir os dois corpos.
O coeficiente de restituição é definido como a razão entre a velocidade relativa de aproximação, imediatamente antes da colisão, e a velocidade relativa de afastamento, imediatamente após a colisão.
Como indica a figura, um corpo A de massa 6,0 kg e velocidade de 10 m/s choca-se com um corpo B de massa 8,0 kg inicialmente em repouso. Sendo e=0,50 o coeficiente de restituição do choque, determine as velocidades dos corpos A e B após a colisão.
A velocidade relativa é o indicativo da taxa de aproximação ou de afastamento entre dois móveis que possuem velocidade. A velocidade relativa é o valor único de velocidade que representa o movimento relativo entre dois móveis. ... Alguns quilômetros à sua frente, também com velocidade constante, está um caminhão a 60 km/h.
Velocidade relativa consiste em fazer uma relação entre as duas velocidades, ou seja, a diferença entre elas. Por exemplo, imagine que você está em uma estrada a uma velocidade de 120 km/h e um outro veículo passa por você a 140 km/h no mesmo sentido. A diferença, ou seja, a relação entre os dois é de 20 km/h.
Ângulo absoluto – Ângulo formado entre um segmento corporal e uma linha de referência. ... Ângulo relativo – Ângulo formado entre o eixo longitudinal de dois segmentos corporais adjacentes. Antagonista – Músculo que se opõe a um movimento, numa articulação, através de uma contracção excêntrica.
Repouso: é definido quando a posição de um corpo em relação a algum referencial não muda em um determinado intervalo de tempo; Movimento: definimos movimento quando um corpo muda sua posição em relação a algum referencial durante determinado intervalo de tempo.
Tecnicamente, um corpo está em movimento se ele se deslocar a uma velocidade maior que zero. E está em repouso se a velocidade a que ele se desloca for zero (nula), ou seja, não se ele não se deslocar do lugar em que está.
Um corpo está em movimento em relação a um determinado referencial se a sua posição em esse referencial variar no passar do tempo. Um corpo está em repouso a um determinado referencial se a sua posição a esse referencial não variar ao decorrer do tempo.