Em termologia, calor está ligado à transferência de energia térmica de um corpo de maior temperatura para um corpo de menor temperatura, ou seja, calor é a energia em trânsito. ... A energia que se transferiu do objeto A para o objeto B é chamada de calor ou energia térmica.
A propagação do calor entre dois sistemas pode ocorrer através de três processos diferentes: a condução, a convecção e a irradiação. A condução térmica, como detalharemos adiante, é um processo lento de transmissão de energia, de molécula para molécula, sempre no sentido das temperaturas mais altas para as mais baixas.
A resposta está na propagação de calor por convecção. ... No caso da formação dos ventos ocorre um processo semelhante, sendo que o calor que aquece as massas de ar é o calor irradiado do sol que aquece a superfície da Terra, aquecendo, assim, o ar que está em contato com a superfície.
b) Uma barra de ferro, como os demais sólidos, se aquecem principalmente por condução, isso é de molécula a molécula, apenas pelo aumento do nível de vibração das mesmas. Não há deslocamento de matéria.
O calor da fogueira será transmitido até você pelo processo denominado irradiação. Na irradiação, o calor é transmitido por ondas eletromagnéticas (ondas de rádio, luz visível, raios ultravioleta, entre outras).
A convecção térmica é uma das formas de propagação do calor que ocorre nos líquidos e gases. ... Para se atingir o equilíbrio térmico (mesma temperatura) entre dois corpos, o calor transfere a energia térmica de um corpo (com maior temperatura) a outro (de menor temperatura).
As correntes de convecção se formam em razão da diferença de densidade do ar. Quando o ar é aquecido ele se expande e torna-se menos denso que o ar frio; dessa forma, o ar frio desce e o quente sobe formando as correntes de convecção.
As Células de convecção – também conhecidas como Correntes de Convecção – são as movimentações do magma presente no manto terrestre. Acredita-se que a existência desse fenômeno no interior do planeta Terra seja diretamente responsável pelo movimento das placas tectônicas. ... No interior da Terra, o processo é o mesmo.
Existem dois tipos principais de convecção: forçada e natural. A convecção forçada ocorre quando o meio que transfere o calor está se movendo por conta própria, como quando o ar é empurrado por um ventilador. Nesse caso, o calor é liberado pelo movimento do ar do fluido, mas na verdade não está causando o movimento.
A corrente de convecção é o movimento de massas fluidas que trocam suas posições devido a diferença de temperatura (ar frio e ar quente). Dessa forma, ela ocorre somente em fluidos, como vapor, gases e líquidos, não ocorrendo em sólidos e nem no vácuo, neste último porque não há matéria para o transporte.
Os movimentos realizados pelas placas tectônicas ocorrem em virtude das altas temperaturas existentes no interior da Terra. A crosta terrestre encontra-se sobre o manto, camada da Terra composta por magma. O intenso calor provoca a movimentação circular do manto em correntes de convecção.
Além das alterações nas formas de relevo continentais e oceânicas, a movimentação das placas tectônicas também acarreta outros fenômenos geológicos, como a ocorrência de terremotos e também a manifestação dos vulcões.
A força motriz principal de movimento das placas é força de tração de slab na zona de subducção, denominado “slab-pull”. Esta força é causada pela inversão densimétrica da litosfera oceânica, que é fria e densa, em comparação com a astenosfera oceânica, mais quente e menos densa.
Há três principais tipos de movimentos das placas tectônicas, considerando a direção do deslocamento de uma placa em relação à outra: o convergente, o divergente e o subsidente ou transformante.