A estaca broca é uma das fundações profundas mais utilizadas em obras brasileiras de pequeno porte, principalmente pela sua facilidade de execução, que não exige mão-de-obra especializada, nem maquinário.
As brocas são utilizadas em pequenas obras, residenciais e comerciais, onde encontramos solos argilosos com umidade, geralmente misturados a materiais orgânicos e vegetais. Esses solos possuem baixa resistência na superfície, portanto não são confiáveis.
A escolha da estaca vai depender do tamanho da obra, da carga que terá de sustentar e, é claro, do orçamento. Mais simples e barata, a broca está entre as opções de fundação mais utilizadas, mas só é recomendada para casos de obras mais simples e de menor peso. Outra saída muito empregada é a estaca Strauss.
Podemos pensar:" Sapatas com broca? ... Enquanto o bloco atua como elemento intermediário, transmitindo às fundações profundas as cargas provenientes da superestrutura, as sapatas transmitem diretamente ao solo a carga vindo dos pilares.
Radier
Existem três tipos de fundações rasas: as sapatas, divididas em isolada e corrida, o radier e o bloco de fundação. Em todos esses métodos é necessário fazer uma escavação do solo e para conferir a resistência é preciso utilizar um dos materiais de construção civil mais conhecido, o concreto.
Fundações equivalem geralmente a 10% do valor total da construção de uma casa. Como em média a construção completa de uma casa com cerca de 70 m² custa a partir de R$ o valor a ser investido para construir uma fundação gira em torno de R$ 8.
Para escolher o melhor tipo de fundação para sua obra, é essencial conhecer as caraterísticas do solo, dos elementos da fundação e saber quais serão os esforços sobre a edificação. O tamanho da construção, a presença de vizinhos, assim como os fatores econômicos, também devem ser levados em conta na hora da escolha.
Na fundação superficial, geralmente, a profundidade na qual a fundação é colocada é menor que a sua largura, isto é, a razão entre a profundidade da fundação e a sua largura é menor que a da unidade. Esse tipo de fundação espalha a carga da estrutura no solo lateralmente.
Fundações diretas ou rasas
As fundações rasas geralmente são utilizadas em obras relativamente mais simples — como a construção de residências. Já as fundações profundas são utilizadas em obras mais complexas, como na construção de grandes pontes e edifícios, por exemplo.
Uma Fundação é, em síntese, um patrimônio destinado a um fim de interesse público ou social que adquire personalidade jurídica, na forma da lei civil. É, segundo o Código Civil, uma pessoa jurídica, assim como as sociedades civis e associações.
A fundação é a estrutura que permite a distribuição de carregamentos (como o peso dos materiais) para o solo na construção de casas, prédios, viadutos ou qualquer grande edificação. Por esse motivo, é também uma das primeiras etapas a ser realizada no momento de levantar uma obra.
Na fundação direta a carga é transmitida ao terreno, predominante pelas tensões distribuídas sob a base do elemento estrutural de fundação e a profundidade de assentamento é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação (é o caso das sapatas, blocos, radier, baldrames, etc), enquanto na fundação indireta a carga ...
· FUNDAÇÕES DIRETAS: São aquelas que transferem as cargas para o solo resistente através da sua base apoio, desprezando-se qualquer outra forma de transferência das cargas. Além disso o centro de gravidade da fundação deve coincidir com o centro de gravidade do elemento transmissor de carga (AZEREDO, 1977).
Fundações Profundas
Fundações especiais são sistemas formados pelo elemento estrutural de um edifício que fica abaixo do solo, com a função principal de suportar com segurança as cargas da edificação para uma camada resistente do solo.
Principais tipos de estacas de fundação
Quais são os tipos de sapatas de fundação?
Os tubulões dividem-se em dois tipos básicos: a céu aberto (normalmente sem revestimento) e a ar comprimido (ou pneumático), estes sempre revestidos com camisa de concreto armado ou camisa de aço (metálica).
Tubulão encamisado escavado a céu aberto Este tipo de tubulão é o de execução mais simples e consiste na escavação manual de um poço com diâmetro variando de 0,70 a 1,20 metro, cujo emprego fica restrito a solos coesivos e acima de nível d'água.
Esse tipo de fundação é utilizado em obras que precisam suportar cargas elevadas, como na construção de pontes, viadutos e edifícios de grande porte, em áreas com dificuldade de adoção de técnicas de fundação mais mecanizadas.
Passo a passo de um tubulão. Tubulão a céu aberto é um elemento estrutural de fundação constituído concretando-se um poço aberto no terreno, geralmente dotado de uma base alargada. ... O fuste do tubulão normalmente é de seção circular, adotando-se 70 cm como diâmetro mínimo para permitir a entrada e saída de operários.
Define o corpo de uma coluna, situado entre o capitel e a base.
Tronco, caule ou fuste: parte da árvore de maior interesse sob o ponto de vista comercial e para estudo anatômico, de onde se obtém a madeira.
Os tubulões a céu aberto são elementos estruturais da fundação. Eles são constituídos ao concretar um poço aberto no terreno, com uma base alargada.