O Que AIG PIG Gig?

O que AIG PIG Gig

O termo serve para quantificar o tempo, em semanas ou dias completos, passados o início da última menstruação da mulher gestante. Também há duas outras formas de calculá-la: através do exame de ultrassonografia ou físico, realizado pelo pediatra.   

INTRODUÇÃO

Trata-se de um estudo observacional, transversal, caso controle de recém-nascidos vivos, que foi realizado em uma maternidade pública terciária da cidade de São Paulo. O período do estudo compreendeu de 16 de março a 10 de junho de 2014.

Pela análise univariada, não houve relação significativa entre o recém-nascido PIG e o pré-natal adequado ou não (p=0,124), idade materna (p=0,114), número de partos anteriores (p=0,759) e renda familiar per capita (p=0,675).

O Screening for Pregnancy Endpoints (SCOPE)(23) relatou que mulheres que interromperam o tabagismo por volta de 15 semanas de gestação tiveram taxa de recém-nascidos PIG semelhante ao grupo das não fumantes.

CONCLUSÃO

CONCLUSÃO

A determinação da frequência de PIG foi motivo de estudos em âmbito nacional, porém a comparação exata entre eles torna-se limitada pelo uso de diferentes métodos de classificação entre os hospitais, além de, no Brasil, os dados disponíveis no Sistema de Informações Sobre os Nascidos Vivos (SINASC) não possibilitarem a identificação dos nascimentos que se encontram abaixo do percentil 10 para cada semana da gestação.(10)

Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global

Há também algumas classificações com relação ao comportamento do bebê. E como ele dorme na maior parte do tempo, o sono é o fator utilizado para que seja feita essa caracterização:

Bem-estar em foco!

Realizou-se o estudo anatomopatológico de 340 (34%) placentas, das quais 127 (37,4%) eram provenientes de recém-nascidos PIG. Quando presentes, as alterações, únicas ou múltiplas, foram mais frequentes nos PIG (Tabela 2).

No período do estudo nasceram 1.856 recém-nascidos vivos de parto hospitalar e 9 de não-hospitalar, totalizando 1.865 neonatos. Obedeceram aos critérios de inclusão 998 recém-nascidos, cujas características encontram-se na tabela 1. Os 867 restantes foram excluídos, pois nasceram entre zero horas de quinta-feira e 23 horas e 59 minutos de sábado.

Descubra o poder do autocuidado feminino!

Descubra o poder do autocuidado feminino!

Um estudo realizado por Almeida et al.,(11) no município de Santo André (Estado de São Paulo), mostrou uma frequência de 4,3% de recém-nascidos PIG, classificados pela curva de Lubchenco et al.,(12) Ragonesi et al.(13) No município de São Paulo, em 1993, foi encontrado um total de 4,9% de recém-nascidos PIG pela mesma curva. Zambonato et al.,(14) de Pelotas (Estado do Rio Grande do Sul), em 1996, mostraram frequência de PIG de 13,1%, classificados pela curva de crescimento intrauterina de Williams et al.(6) Uma investigação de Cotia (SP), em 2009, realizada por Costa et al.,(15) indicou incidência de 3,5% de recém-nascidos PIG, classificados pela curva de Lubchenco et al.(12)

É aceito que a nuliparidade aumenta o risco de recém-nascidos PIG quando comparada à multiparidade,(18) como demonstraram Thompson et al.,(19) em três hospitais de Auckland, na Nova Zelândia. Neste estudo, não obteve-se uma relação entre o número de partos anteriores e o aumento da frequência de PIG.

Einstein (São Paulo)

As consequências de ser PIG incentivou os autores deste estudo a determinar a sua frequência e os seus fatores de risco em uma maternidade pública de alto risco da cidade de São Paulo. Os dados obtidos neste estudo podem colaborar com a elaboração e a implantação de medidas que resultem na redução da incidência de recém-nascidos PIG.

Almeida et al.,(11) identificaram o baixo nível de instrução materna como um fator de risco para PIG. Mães com Ensino Fundamental incompleto apresentaram 70% maiores chances de ter filho PIG do que aquelas com maior nível de escolaridade. Entre as gestantes com nível universitário, não foi encontrado recém-nascido PIG.

Houve uma tendência favorável ao nascimento de PIG e o período gestacional de descontinuação do tabagismo pelo teste exato de Fisher. Quanto mais tardia a descontinuação, maiores chances a criança tinha de ser PIG (p=0,023).

CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO A IDADE GESTACIONAL (IG):

As variáveis estudadas nas puérperas incluíram idade; número de consultas no pré-natal e IG do seu início; anos de escolaridade; quantidade de gestações; paridade; uso de drogas lícitas (tabaco e álcool etílico) e ilícitas (maconha, crack, cocaína); filho anterior PIG; ganho de peso na gestação; IMC; renda familiar em salários-mínimos; número de coabitantes; sorologias (toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, hepatites B e C, vírus da imunodeficiência humana (HIV) e Venereal Disease Research Laboratory (VDRL)); intercorrências clínicas na gestação; doença hipertensiva específica da gravidez (DHEG); diabetes mellitus gestacional (DMG); infecção do trato urinário (ITU); comorbidades pré-gestacionais; hipertensão arterial crônica (HAC); diabetes mellitus, entre outras. Um pré-natal adequado era aquele composto por, no mínimo, seis consultas, sendo uma no primeiro trimestre, duas no segundo e três no terceiro.(8)

Infecções têm o potencial de causar complicações infecciosas e teratogênicas no feto.(1) Neste estudo, a sífilis materna associou-se ao aumento da chance de a criança ser PIG (2,61 vezes maior). Porém, o mesmo não foi encontrado quanto às outras infecções, provavelmente por terem sido pouco investigadas durante a gestação.

Ao analisar os dados da exposição materna às substâncias lícitas e ilícitas neste estudo, o tabagismo, o etilismo e o uso de drogas ilícitas estão fortemente relacionados ao aumento da chance de nascimento de PIG, respectivamente em 2,58; 3,12 e 5,16 vezes.

Páginas

As comparações dos grupos de recém-nascidos (PIG e não PIG), nas variáveis demográficas e clínicas, foram realizadas pelo teste paramétrico t de Student para as variáveis quantitativas, e pelo teste exato de Fisher para as qualitativas.

Mello(26) demonstrou relação direta entre o consumo de crack durante a gestação e o nascimento de PIG em uma maternidade da cidade de São Paulo.

As placentas inferiores a 700g associaram-se ao nascimento de PIG (p<0,001) pelo teste exato de Fisher e o seu nível de significância p. Na análise de riscos, as placentas menores que 500g tinham um risco 7,81 vezes maior de corresponderem a PIG (p<0,001) em relação às mais pesadas que 700g.

MÉTODOS

MÉTODOS

Entre as drogas ilícitas, a única relacionada ao nascimento de PIG, no presente estudo, foi o crack, que está de acordo com Mello.(26) Maconha e cocaína não apresentaram relação significante, de maneira semelhante ao estudo de Fergusson et al.,(24) e contrária à revisão de Cembranelli et al.(25)

Foram incluídos todos os nascidos entre zero horas de domingo e 23 horas e 59 minutos de quarta-feira, por motivos operacionais das pesquisadoras. Os critérios de exclusão eram recém-nascidos que foram a óbito ao nascimento, filhos de puérperas que se recusaram a participar da pesquisa e recém-nascidos que nasceram entre zero horas da quinta-feira e 23 horas e 59 minutos do sábado.

Oliveira et al.,(28) em uma maternidade de Juiz de Fora (Estado de Minas Gerais), encontraram relação entre o infarto placentário, a deposição de fibrina intervilosa e as placentas de menor peso com nascimento de PIG. Neste estudo, o infarto e o baixo peso placentários foram achados relacionados estatisticamente ao nascimento de PIG.

O que é AIG?

American International Group, Inc. (AIG) é a maior empresa seguradora dos Estados Unidos da América. Sediada em Nova Iorque, a empresa é líder mundial em seguros e serviços financeiros. Segundo a lista da Forbes (2008), a AIG era a 18ª maior empresa do mundo.

O QUE É RN AIG?

Foram considerados RNT aqueles com idade gestacional entre 37 e 41 6/7 semanas (critério da OMS) e classificados como AIG aqueles cujo peso estava compreendido entre os percentis 10 e 90 da curva de crescimento intra-uterino de Ramos e cols. (8).

O QUE É RN PIG?

Bebês menores do que o normal, segundo o número de semanas de gravidez (idade gestacional), são chamados de pequenos para idade gestacional (PIG).

Quando o RN é considerado baixo peso?

Recém-nascidos com baixo peso são aqueles com peso ao nascer inferior a 2500g e os de muito baixo peso são aqueles que apresentam peso ao nascer menor que 1500g(7).

Como saber se o bebê é PIG?

Se o peso do recém-nascido for inferior ao de 90% dos recém-nascidos com a mesma idade gestacional (abaixo do 10° percentil), ele pode ser considerado um bebê PIG!

Qual peso normal do bebê nascer?

O peso normal de um recém-nascido varia entre 2.

O que acontece quando o bebê não cresce na barriga?

A Restrição de Crescimento Intra-Uterino (RCIU) é uma condição em que o feto tem peso menor do que deveria, porque não está crescendo conforme deveria dentro do útero. Frequentemente o atraso no crescimento coloca o bebê em risco de certos problemas de saúde durante a gravidez, parto e após o nascimento.

Como saber se seu filho tem nanismo?

Diagnóstico da Acondroplasia A Acondroplasia pode ser diagnosticada quando a mulher está grávida, logo a partir do 6º mês de gravidez, através de uma ultrassonografia pré-natal ou ecografia, pois existe uma redução do tamanho e encurtamento dos ossos. ou através de radiografias de rotina aos membros do bebê.

Porque nasce com nanismo?

O nanismo é consequência de alterações genéticas, hormonais, nutricionais e ambientais que faz com que o corpo não cresça e se desenvolva como deveria, fazendo com que a pessoa tenha uma altura máxima abaixo da média da população da mesma idade e sexo, podendo variar entre 1,40 e 1,45 m.

Qual é a altura de um anão?

1,40 metro

O que pode causar nanismo?

O nanismo normalmente tem causas genéticas que podem ou não ser hereditárias. Algumas vezes, a baixa estatura resulta de uma parada prematura do crescimento esquelético, causada por uma insuficiência do hormônio do crescimento, secretado pela hipófise (nanismo hipofisário).

Qual a diferença entre nanismo e anão?

Admite-se que se pode chamar de nanismo quando o tamanho de um indivíduo tem uma estatura até 20% inferior à média dos mesmos indivíduos de sua espécie, à mesma idade. Na espécie humana, em termos de adultos, considera-se anão o homem que mede menos de 1,40 m, e anã, a mulher com altura inferior a 1,35 m.

Quanto tempo vive uma pessoa com nanismo?

A taxa de mortalidade de uma pessoa com nanismo é duas vezes maior e a expectativa de vida média é diminuída em dez anos5 em relação à população geral. Não existe, até o momento, tratamento para a doença, a não ser ações pontuais focadas nos sintomas.

Qual a probabilidade de ter um filho anão?

Quando ambos os pais têm nanismo, as chances de uma criança nascer com o nanismo são maiores do que na população em geral. Existe uma chance de 50% de que a criança herde um gene de cada tipo, mas uma chance de 25% de que o bebê tenha dois genes anão.

Que tamanho nasce um bebê anão?

Os anões, que costumam apresentar deformações ósseas incuráveis, são homens com menos de 1,53 m e mulheres abaixo de 1,40 m.

Qual é o menor anão do mundo?

Com 54,6cm de altura, o nepalês Chandra Bahadur Dangi acaba de ser reconhecido pelo Guiness

  • ciência.
  • recorde mundial.

Qual o menor anão do Brasil?

Jyoti

Qual o tamanho máximo de um anão?

Qual altura máxima é considerada nanismo para adulto? Considera-se anão o homem que mede menos de 1,45 M, e anã, a mulher que mede uma altura inferior a 1,40 M.

Qual é o tamanho da menor pessoa do mundo?

Jyoti Kisange Amge

Qual é o tamanho da pessoa mais alta do mundo?

Os gêmeos então nomearam Robert Wadlow como o homem mais alto "de quem há evidência irrefutável". Quando medido pela última vez em 27 de junho de 1940, o americano de boas maneiras esticou uma impressionante altura de 2,72 m (8 ft 11,1 pol).

Qual é a altura de uma pessoa baixa?

Resposta: Explicação: Geralmente quando as mulheres tem 1,60 para baixo as pessoas já consideram elas baixas, já os homens que tem menos de 1,66 são considerados baixos. Vale lembrar a idade, até os 18/21 anos muitos jovens ainda dão uma crescidinha, então não se preocupe!

Qual a maior pessoa que já existiu?

Robert Pershing Wadlow

Quem foi o homem mais forte que já existiu?

Louis Cyr

Qual é a pessoa mais alta do Brasil?

Joelison Fernandes da Silva

Quem é a pessoa mais alta do mundo?

Quem são os homens mais altos do mundo? Calçados só sob encomenda para eles!

  1. Robert Wadlow: a pessoa mais alta da história. Robert Wadlow © guinnesworldrecords. ...
  2. John Rogan. John Rogan © C.C. Horn. ...
  3. John F. Carroll. ...
  4. Väinö Myllyrinne. ...
  5. Edouard Beaupré ...
  6. Sultan Kösen: o homem mais alto do mundo em 2019. ...
  7. Vikas Uppal. ...
  8. 8. Bernard Coyne.

O que faz a pessoa ser alta?

Estima-se que a genética corresponda por 80% da definição de se uma pessoa será alta ou baixa. Nutrição e outros fatores ambientais respondem pelos 20% restantes. Os ser humano tem se tornado mais alto nas últimos gerações por causa de fatores externos como a melhoria da nutrição.

Quem é o homem mais alto do mundo atualmente?

Sultan Kösen - 2,51 m Sultan Kösen, um fazendeiro Curdo, mede 2,51 metro e é o homem mais alto do mundo, de acordo com o Guinness Book. Sua estatura anormal é devido a uma condição chamada acromegalia, que afeta a produção de hormônio do crescimento na glândula pituitária.

Qual é a altura normal de uma pessoa?

A altura média considerada normal pelo estudo foi de 1,75 m para os homens e 1,61 m para as mulheres.