A anáfase ou anafase é uma fase da mitose que sucede a metafase e antecede a telófase, durante a qual os cromatídeos que constituíam os cromossomos e se encontravam alinhados na placa equatorial, se separam devido à divisão do centrómero e migram para os polos do fuso acromático (metacinese).
Fase da divisão mitótica onde ocorre a desespiralização dos cromossomos, que se transformam em massas de cromatina; a reorganização nuclear e a citocinese.
A telófase é a fase mitótica em que os cromossomos começam a se desespiralizar. A carioteca ou invólucro núclear reconstroi-se, os cromossomas reúnem-se nos polos do fuso, os microtúbulos cinetocorianos desaparecem e o nucléolo reaparece. Há a formação de duas células diploides (2n) e ocorre a citocinese.
A mitose é o processo de divisão celular de uma célula-mãe em duas células-filhas idênticas a ela e entre si, com a mesma taxa de material genético. Ela é dividida nas seguintes fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase, tendo fim na citocinese, que é a separação do citoplasma das novas células.
A Metáfase (do grego μετά =depois e φάσις= estágio) é a fase mitótica em que os centrômeros dos cromossomas estão ligados às fibras ornitocóricas que provêm dos centríolos que se ligam aos microtúbulos do fuso mitótico. Os cromossomos atingem seu máximo encurtamento - os cromatídios tornam-se bem visíveis.
A meiose é um processo de divisão celular caracterizado pela formação de quatro células-filhas com a metade do número de cromossomos da célula-mãe. ... Na meiose I, temos a prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I. Já na meiose II, temos a prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II.
Resposta. A meiose é o processo de divisão celular em cromossomos homólogos. Na meiose uma célula germinativa se divide em duas que se dividem também em duas , gerando quatro células germinativas. Com número germinativo dividido pela metade ( ao invés de 46 são 23 ).
É dividido em duas etapas, com características bem distintas - a Meiose I (reducional) e a Meiose II (equacional), que é semelhante a uma Mitose. A Meiose I é a etapa mais longa e mais complexa.
A meiose é um processo com duas divisões celulares. As primeiras etapas são chamadas prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I. Após o término da primeira divisão, começam a prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II, sendo que nesta etapa as células filhas são haploides.
A mitose é dividida em 4 fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Metáfase: condensação máxima dos cromossomos, os cromossomos de dirigem ao meio da célula formando o fuso mitótico ou placa equatorial. Anáfase: separação das cromátides-irmas, cada uma migra para um polo da célula.
A meiose é um processo de divisão celular pelo qual uma célula diploide origina quatro células haploides, reduzindo à metade o número de cromossomos constante de uma espécie. Sendo subdividido em duas etapas: a primeira divisão meiótica e a segunda divisão meiótica.
Na prófase 1 da meiose ocorre o pareamento dos cromossomos homólogos e o crossing-over, ja na prófase da mitose, nenhum desses processos citados acima ocorrem.
Quando as células produzem células idênticas, através da duplicação celula, chamamos o processo de mitose. E quando produzimos células com metase do número de cromossomos, seja para formar gametas, em animais, seja para formar novos indivíduos em vegetais, o processo é chamado de meiose.
A mitose é o processo de divisão celular, contínuo, pelo qual as células dividem seus cromossomos entre duas células menores do corpo. A partir de uma célula inicial, formam-se duas células idênticas e com o mesmo número de cromossomos. ... A mitose apresenta 5 fases: prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase.
Resolução: O principal resultado da mitose é a formação de células filhas iguais à célula mãe.
A prófase é a fase mais longa da mitose. Nela se verificam alterações no núcleo e no citoplasma celular: Modificação no núcleo – de início se observa um aumento do volume nuclear. Isso ocorre porque o citoplasma cede água ao núcleo.
A interfase é uma fase de intensa atividade metabólica e crescimento celular. A interfase é dividida em três etapas: G1, S e G2. A mitose é um processo de divisão celular, pelo qual uma célula dá origem a duas células-filhas idênticas à célula parental.
A mitose é um processo de divisão celular que apresenta grande importância para os organismos. Nos seres multicelulares, a mitose é importante para garantir o crescimento desses indivíduos e também para a regeneração dos tecidos. Nos unicelulares, a mitose tem a importante função de garantir a reprodução assexuada.