A interpretação de texto é um assunto da língua portuguesa que está presente no cotidiano. ... Esse assunto recorrente em provas consiste no que o leitor pode concluir a partir da leitura do texto. Logo, não é apenas uma compreensão do que está escrito, mas é além do assunto abordado.
Ler é compreender os signos linguísticos presentes no texto, é algo literal, digamos que ao ler você decifra aquilo que está escrito de modo literal, a interpretação de texto está atrelada a capacidade de entender quais ideias o autor levanta no texto, bem como decifrar qual o posicionamento do mesmo quando ele o ...
Ler e interpretar textos significa que o leitor pode tanto ler como compreender aquilo que essa lendo. Os gêneros textuais são textos que possuem uma função social específica. A necessidade de organizar gêneros textuais ocorre pelo fato de se saber qual o melhor gênero para se explorar com cada aluno.
“A leitura do mundo precede a leitura da palavra”, afirmou Paulo Freire na obra intitulada A Importância do Ato de Ler (1988). ... Esse processo de leitura organizado por Freire, denominado como o “ato de ler”, busca a percepção crítica, a interpretação e a “reescrita” do lido pelo indivíduo.
O ato de ler Numa leitura satisfatória, ou seja, na qual a compreensão do que se lê é alcançada, esses diversos tipos de conhecimento estão em interação. Logo, percebemos que a leitura é um processo interativo. ... E além de proporcionar reflexão e bem-estar, ela também nos acrescenta conhecimento e cultura.
No dicionário, encontramos mais alguns significados para a palavra ler: “percorrer com a vista ao que está escrito, proferindo ou não as palavras, mas conhecendo-as”; “decifrar e interpretar o sentido de”, e assim por diante.
Segundo Paulo Freire a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra. O ato de ler se veio dando na sua experiência existencial. ... A leitura do seu mundo foi sempre fundamental para a compreensão da importância do ato de ler, de escrever ou de reescrevê-lo, e transformá-lo através de uma prática consciente.
A leitura para Freire (2003) consiste em ler a realidade com um aguçado olhar e lançar-se às mudanças, tendo em vista que nosso mundo hodierno é marcado pelo abismo da desigualdade. Enfim, conhecer é ler e ler é transformar.
Segundo Paulo Freire a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra. O ato de ler se veio dando na sua experiência existencial. Primeiro, a “leitura” do mundo do pequeno mundo em que se movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo da sua escolarização, foi a leitura da “palavra mundo”.
Paulo Freire in Moacir Gadotti, Paulo Freire: Uma Biobibliografia, 1996. Aprender é um ato revolucionário. Por meio da educação, e de maneira coletiva, o indivíduo deve tomar consciência de sua condição histórica, assumir o controle de sua trajetória e conhecer sua capacidade de transformar o mundo.
O conceito de educar vai muito além do ato de transmitir conhecimento, educar é estimular o raciocínio, é aprimorar o senso crítico, as faculdades intelectuais, físicas e morais. O homem é um ser que precisa de orientação e informação.
Ensinar e aprender são duas actividades distintas. Pode-se ensinar sem que alguém aprenda o que quer que seja e pode-se aprender sem que haja alguém a ensinar. ... No entanto, a realidade tem mostrado que, em muitas turmas, mais de 50% dos alunos não aprendem os mínimos que supostamente deveriam aprender.
O exercício da prática são os atributos mais importantes para a assimilação de algo transmitido. Dessa forma podemos conceituar a teoria como instrumento e, unido a prática como ferramenta do fazer aprendendo e aprender fazendo. ... O fazer pedagógico deve ser construído no cotidiano.
Reconhece-se que se aprende a ensinar quando se exerce o ofício de professor. Desse modo, são as experiências em sala, o contato com os alunos e o enfrentamento de situações desafiadoras que tornam o aprendiz em mestre.
Dicas para envolver os alunos em sala de aula
Aulas criativas: sugestões de atividades para o desenvolvimento dos alunos
Ao contrário da metodologia de ensino tradicional, o método de ensino construtivista coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, fazendo com que ele desempenhe um papel ativo na busca por conhecimento na medida em que o senso crítico é estimulado por meio de questionamentos.
7 Dicas para dar aulas melhores
Para dar aulas é necessário formação em Pedagogia ou licenciaturas específicas. Especialização, mestrado e doutorado podem render aumentos de salário como retribuição. Em geral o professor entra na escola pública através de concurso público.
Primeiro encontro de reforço: esclarecer as condições de trabalho
4 dicas para produzir aulas online de sucesso
Aluno que não fizer atividades online pode ser reprovado, diz secretário. O ministro da Educação, Rossieli Soares, entrega para integrantes do Conselho Nacional de Educação, o documento da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. ... Segundo ele, nenhum aluno será reprovado por desempenho.
Preparar uma aula que faça os alunos pensarem e quererem se aprofundar mais no assunto é essencial para um professor online.
More videos on YouTube
Uma aula tediosa é o momento perfeito para fazer o planejamento....Faça jogos de palavras.