Doença causada por fungos ou cogumelos chamados dermatófitos. Estes fungos alimentam-se de queratina e se localizam na pele, no pelo e nas unhas.
São exemplos de parasitoses intestinais humanas causadas por helmintos, EXCETO:
Assim como todas as drogas, o consumo frequente ou em grandes quantidades de cogumelo podem trazer alguns riscos para a saúde da pessoa, como agitação, perda do controle muscular, convulsões, paranoia, psicose, parada cardíaca e coma. Saiba quais são os efeitos e consequências das drogas para a saúde.
A candidíase intestinal acontece quando o sistema imunológico encontra-se enfraquecido, favorecendo a proliferação exagerada de fungos do gênero Candida sp., principalmente a espécie Candida albicans, no intestino, levando ao aparecimento de pequenos resíduos esbranquiçados nas fezes.
Candidíase intestinal Este tipo de candidíase é mais comum em pessoas com o sistema imune muito enfraquecido, como nos casos de câncer ou AIDS, e caracteriza-se pelo surgimento de sintomas como cansaço excessivo, diarreia, presença de pequenas placas brancas nas fezes e excesso de gases.
A candidíase de esôfago é também chamada de esofagite de causa infecciosa causada pelo fungo Candida albicans. É o mais raro dos tipos de inflamações no esôfago e predominam nos pacientes de baixa imunidade, principalmente em portadores de AIDS e câncer.
Fluconazol para candidíase Em casos recorrentes, indica-se repetição da dose de 150 mg após 3 dias. Para candidíase oral o tratamento deve ser feito com 150 mg por dia por 7 a 14 dias.