A antracose pulmonar é um tipo de pneumoconiose caracterizada por lesões no pulmão causadas pela inalação constante de pequenas partículas de carvão ou de poeira que acabam por se alojar ao longo do sistema respiratório, principalmente nos pulmões.
Amianto (latim) ou asbesto (grego) são nomes de uma família de minérios encontrados amplamente na natureza e muito utilizado pelo setor industrial no último século. Foi intensivamente utilizado na indústria pela sua abundância e baixo custo de exploração.
O amianto, ou asbesto, é uma fibra mineral barata, resistente ao fogo e à corrosão, possui pouco peso e por isso é muito utilizada na fabricação de vários produtos, como: telhas, caixas d'água, componentes de freios de automóveis, pisos, revestimento de máquinas, de roupas contra fogo e isolamento das casas.
O amianto é uma fibra mineral usada na fabricação de telhas e demais produtos. Apesar dos benefícios da substância para a economia nacional – geração de empregos, exportação, barateamento de materiais de construção -, estudos comprovam que a substância é cancerígena e causa danos ao meio ambiente.
O Amianto pertence a uma família de minerais fibrosos que são encontrados em depósitos subterrâneos, essa fibra mineral é usada no isolamento das casas, na proteção ao fogo (em roupas de segurança), caixas d'água, pisos, telhas, componentes de freios de automóveis, revestimentos de máquinas e alguns tipos de material ...
Câncer de pulmão e vários tipos de doenças respiratórias graves. A telha de amianto pode causar todos esses problemas de saúde. O potencial cancerígeno desse material, ainda muito utilizado na construção civil, é comprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Basicamente, as telhas de fibrocimento chegaram para substituir as tradicionais telhas de amianto, uma substância nociva a saúde e que era utilizada na fabricação de telhas desde a década de 40. Mas vale destacar que o desempenho do novo produto é ainda melhor. Pois elas são mais resistentes a intempéries.
As telhas de fibrocimento são um dos tipos de cobertura mais utilizados nas construções em nosso país. Elas são feitas a partir do processamento do cimento com as fibras de amianto, o que traz uma maior flexibilidade à estrutura.