fazer
Conjugações verbais: verbo Fazer
"Tive" encontra-se no pretérito perfeito simples do indicativo (terceira pessoa do singular, voz activa) e exprime uma acção que se localiza em certo momento do passado; "tinha" encontra-se no pretérito imperfeito do indicativo (terceira pessoa do singular, voz activa) e refere-se a um facto passado, mas não concluído, ...
Conjugações verbais: verbo Ter Pretérito perfeito: tive, tiveste, teve, tivemos, tivestes, tiveram.
Significado de Teve substantivo deverbal Ação de ter, de receber ou de possuir: ele teve vários empregos. Ação de ser dono ou de usufruir de: ele sempre teve muito dinheiro. Não confundir com: tevê. Etimologia (origem da palavra teve).
As locuções ter que e ter de estão corretas e são sinônimas. Indicam o ato de ter obrigação ou necessidade de fazer alguma coisa. Diversos dicionários atestam que essas duas expressões são equivalentes. Os falantes podem, assim, utilizar as duas locuções porque ambas são muito usadas e socialmente aceitas.
O verbo “ter” indica posse e não deve ser usado em contextos formais como sinônimo de “existir”.
O verbo “ter” quando no sentido de “existir” é impessoal e ficará na 3ª pessoa do singular. Por esse motivo, é errado dizer: Tinham muitas coisas para fazer. O certo é: Tinha muitas pessoas no clube, Tinha possibilidades de você permanecer?
Significado de Tinha [Figurado] Qualquer defeito; mácula. Etimologia (origem da palavra tinha). Do latim tinea.ae, "piolho, traça".
O verbo haver (com sentido de existir) é um verbo impessoal, ou seja, não possui flexão de plural. Veja: Havia muitas pessoa na confraternização. ... Dessa forma, o verbo ter, quando no sentido de existir, é impessoal e permanece na 3ª pessoa do singular.
Existe uma lenda sobre este lugar. As duas formas estão corretas. O verbo existir aceita flexão em número (singular ou plural) e em pessoa (1. ... É conjugado no singular com um sujeito singular e no plural com um sujeito plural.
Têm existência real: 1 são, vivem, estão, encontram-se, acham-se, ficam, andam. Têm existência durante um período de tempo: 2 duram, subsistem, permanecem, continuam, persistem, perseveram, perduram, resistem, mantêm-se.
Ser num dado momento; viver: nunca existiu outra pessoa como você. Possuir existência verdadeira: no depósito existem muitas munições. Continuar sendo; subsistir, permanecer: uma nação não pode existir sem leis.
A dúvida é: devemos escrever "existe duas pessoas na sala" ou "existem duas pessoas na sala"? Resposta: o correto é escrever "existem pessoas". O verbo "existir" concorda normalmente com o plural.
A forma correta de escrita da palavra é existir. As palavras esistir e hesistir estão erradas. Devemos utilizar o verbo existir sempre que quisermos referir o ato de ter existência real, ou seja, viver, estar, permanecer, haver.