A frase correcta é, portanto, «fez dias frios neste Inverno», do mesmo modo que se diz «houve dias frios neste Inverno».
a) Inexistem, portanto, qualquer dúvidas.
A alternativa correta é a terceira: "Nós fechamos as frentes dos quartéis.", onde todos os termos estão na forma plural e em devido acordo.
O plural é uma flexão gramatical de número (como o singular e o dual) da palavra que se refere a mais de uma coisa. Exemplos de palavras no plural: troféus (de troféu), pastéis (de pastel), carros (de carro), andavam (de andava), andaram (de andou) etc.
Singular e plural
Por exemplo, a frase 'a menina é bonita' está no singular porque se refere a apenas uma menina. Para alterar essa frase e passá-la para o plural, seria necessário acrescentar 's' nos termos da frase, ou seja, no artigo, substantivo, verbo e adjetivo. Então, a frase seria 'As meninas são bonitas'. Espero ter ajudado!
Como é um substantivo, admite plural: porquês.
Ou seja, mesmo a frase estando no plural, ele deve permanecer na 3ª pessoa do singular. Já no verbo ser, a regra é facultativa – você pode escolher. Se ele estiver indicando uma data, você pode escrever tanto no singular quanto no plural.
Plural é referente a tudo o que é composto por mais de um elemento. Na língua portuguesa, o plural é a classe gramatical numeral que expressa as variáveis formadas por dois elementos em diante.
Significado de Fala substantivo feminino Ato ou faculdade de falar. Alocução, discurso. Voz, palavra, frase. Expressão, comunicação, significado.
O termo "brasileiro" provavelmente se deve porque, originalmente, designava aquele que trabalhava com o pau-brasil – fosse com sua extração ou com sua comercialização. É possível, ainda, o uso do gentílico "brasiliano" para designar os naturais do Brasil.
Significado de Falando Falando vem do verbo falar. O mesmo que: comunicando, conversando, discursando, exprimindo, criticando, dizendo, revelando.
Como Falar Bem: 7 dicas do que fazer para dominar a arte de falar bem!
A interjeição hein, embora seja a preferida e mais usada pelos falantes, é a forma não preferencial da interjeição hem, sendo essa a forma mais correta de escrita da interjeição, segundo as regras ortográficas do português.
Na verdade, em todas as línguas, as pessoas falam de um jeito e escrevem de outro. A fala e a escrita são duas modalidades diferentes da língua e é com esse fato que o Jô brincou. ... Por essa razão, a fala e a escrita exigem conhecimentos diferentes. A maioria de nós, brasileiros, falamos, por exemplo, "Eli me ensinô".
Não. Não se escreve da mesma maneira que se fala. Acontece que a fala acaba sendo mais informal que a escrita, e também mais propensa ao surgimento de equívocos.
Escrita: O emissor baseia-se no vocabulário que irá estabelecer a comunicação entre ele e o destinatário. Além disso, e diferentemente da fala, a escrita exige uma preocupação maior, pois a informação passada não se apagará com o tempo, mas poderá fixar-se por tempo indeterminado.
Expressão popular que siginifica: ele não merece crédito; não é confiável. diz não se escreve.
Expressar oralmente: 1 exprimir, expressar, falar, dizer, proferir, articular, emitir, formular, locucionar, ler, soltar, declamar, recitar, baforar. Deliberar com autoridade: 2 deliberar, determinar, decretar, declarar, arbitrar, prolatar, promulgar, publicar.
No entanto, elas possuem sentidos diferentes. Quando falamos “nenhum” ou “nem um” parece ter o mesmo sentido, pois a pronúncia é a mesma!
Tem mais depois da publicidade ;) Nenhum é um pronome indefinido, significa nulo, inexistente. No primeiro exemplo, o pronome refere-se ao substantivo centavo, assim afirma sua inexistência. Afirma que não existe centavo algum.
pronome indefinido Falta ou ausência total de: não tem nenhum amigo.
Já, "nem um pouco" está correto e se refere a pouca quantidade que pode variar a depender do contexto, por exemplo: - Você está feliz? - Nem um pouco. Bons estudos!
Pode-se empregar algum com o sentido de nenhum, quando, em orações negativas, algum vier depois dum substantivo. Tanto é correcto, pois, dizermos «não tenho livro nenhum», como «não tenho livro algum». É erro grave empregar-se qualquer com significado de nenhum, porque qualquer não tem sentido negativo nem exclusivo.