Aços carbono
Composição Química Aço baixa liga: Aço em que a soma dos teores dos elementos de liga não ultrapassa 5%. Aço média liga: Aço em que a soma dos teores dos elementos de liga está entre 5% e 12%. Aço alta liga: Aço em que a soma dos teores dos elementos de liga é no mínimo 12%.
Qual liga de Aço Inox devo utilizar?
Por ser pouco rugoso, a limpeza do inox é facílima (o que o torna o metal mais querido dos chefs de cozinha, aliás). ... A resistência à oxidação, a impactos e a temperatura extremas, além da fácil limpeza, fazem com que a manutenção desse metal seja muito simples.
Teste pela oxidação Pegue a peça que está sendo analisada e pingue uma gota e observe a reação. Se dentro de alguns minutos a joia ficar oxidada significa que ela é de prata (ou o revestimento é de prata).
Tudo depende de cada aplicação e também das suas preferências. Para quem deseja um móvel ou superfície para ser utilizado em ambientes externos, o aço inoxidável e o alumínio são os melhores materiais, que sem dúvida apresentarão uma vida útil excelente.
Para concluir, em termos de comparação, o aço é mais resistente e mais pesado. Já o alumínio tem um pouco menos de resistência, porém é mais leve e apresenta maior versatilidade. No entanto, o alumínio é mais caro que o aço e este investimento deve depender da função final do produto.
"A diferença está na aplicação da peça. O inox escovado tem maiores chances, mesmo que poucas se comparadas a outros materiais do mercado, de acumular bactérias devido as suas microfissuras da peça". Se a escolha está somente no âmbito da decoração, a diferença entre o inox polido e o escovado está no gosto.
O aço comum ou aço carbono revestido na “Cor Inox” é formado por ferro e carbono na sua composição e, ao contrário do inox, não tem resistência ao calor e à corrosão. É um aço carbono comum com um revestimento que protege a superfície contra a corrosão e ferrugem.
A cromagem ou cromação é um processo de aplicação de cromo sobre um material, geralmente metálico, através de eletrodeposição (processo eletrolítico de revestimento de superfícies com metais) a fim de torná-lo mais resistente à corrosão, para alterar suas características elétricas ou apenas por motivos estéticos.