Rosto mais gordo e inchado, aumento de papada e pescoço também pode indicar a síndrome de cushing. Ela ocorre por causa do excesso de corticoide no organismo. Entre os sintomas também estão bochechas avermelhadas, aumento da acne, fraqueza muscular, aumento de pelos em mulheres.
O aumento do tamanho da glândula tireóide, resultante da diminuição ou aumento da produção dos hormônios T3 e T4, muitas vezes, leva ao aparecimento do bócio. Popularmente chamada de papada, trata-se de uma alteração mais comum em jovens adultos.
Mas porque ela aparece? Essa gordura localizada costuma ser produto de problemas como obesidade e sobrepeso, além de hábitos ruins, tais como o sedentarismo, o consumo de cigarro e a má alimentação. Também ocorre por fatores genéticos, causas hormonais e envelhecimento.
Antes e depois
Também conhecido como lipo de papada, trata-se de um procedimento que consiste na aspiração da gordura localizada sob o queixo, a mandíbula e na porção superior do pescoço. Feita mediante anestesia local e sedação, ela é realizada em ambiente hospitalar, dura em média uma hora e o paciente tem alta no mesmo dia.
A cirurgia de papada é feita por meio de lipoaspiração, uma vez que o incômodo estético se origina pelo acúmulo de gordura abaixo do queixo e bem próximo à parte frontal do pescoço. Outra opção pode ser o lifting cérvico-facial, caso o paciente, além da gordura, apresente flacidez acentuada na região.
Não. A lipo de papada é um procedimento não cirúrgico de baixa complexidade. Então, você não corre riscos ao realizá-la. No entanto, deve-se atentar na escolha de um profissional adequado, capacitado e que atue em uma clínica devidamente regular.
Em geral, o lifting cervical é feito por meio de uma incisão abaixo do queixo, que permite ao cirurgião ter acesso à musculatura local. Dessa forma, é possível reposicionar esses tecidos por meio de suturas, tracionando-os para cima.
Para eliminar o excesso de gordura na papada pode-se realizar dois procedimentos que vão ser recomendados pelo cirurgião plástico responsável levando-se em conta cada caso.
Uma aplicação feita de forma errada pode causar disfunção dos nervos e músculos da região e até causar necrose. Portanto, não corra riscos. Além de pacientes lactantes, pessoas que possuam alguma infecção, cisto no local da papada ou nódulos na tireóide também estão contra-indicados para fazer o tratamento.
O procedimento pode ser feito por um biomédico esteticista ou dermatologista.
Caso seja necessário corrigir a flacidez, é feita uma sutura da musculatura do pescoço (platisma) para unir as bandas separadas e suspender novamente este tecido, fazendo também uma tração na pele. Com isso, toda a região tem o efeito de lifting.
O pós-operatório da lipoaspiração na papada não requer cuidados expressivos, no entanto, o paciente deve higienizar corretamente as suturas, dormir com o rosto voltado para cima e evitar esforços físicos entre 15 e 30 dias — ao se submeter a uma cirurgia de papada e lifting cérvico-facial, respectivamente.
O pós-operatório da lipo de papada é simples, exigindo apenas alguns cuidados, especialmente na hora de dormir, já que o paciente não deve se deitar de bruços, por cima da cirurgia. A recomendação é dormir com o rosto voltado para cima e manter o queixo na mesma direção, mesmo ao longo do dia.
Normalmente, iniciam-se 3 dias após a cirurgia. Em média são feitas 10 sessões. Os benefícios drenagem linfática pós lipo são: Prevenir ou desfazer fibroses.
Portanto para que os resultados sejam efetivos a Drenagem Linfática deve fazer parte da sua rotina. Se o seu caso for de muita retenção de líquido, ela pode ser feita diariamente ou 3 vezes por semana, podendo ser utilizada também em casos de pré e pós-operatório.