O tratamento para escara pode ser feito através do uso de ataduras, pomadas com colagenase ou papaína, ou cirurgia, dependendo da profundidade da escara, podendo os tratamento serem feitos separados ou em conjunto. Além disso, pode ser recomendado o uso de colchões especiais para diminuir e aliviar a pressão no local, assim como mudar regularmente a posição da pessoa.
As escaras ocorrem quando a pressão contínua sobre a pele é excessiva devido à fricção, por exemplo em pessoas que sejam obrigadas a passar o tempo todo na cama sem mudar de posição. Uma escara pode ocorrer quase em qualquer parte do corpo, mas no geral são as costas, glúteos, joelhos, ombros e a cabeça as zonas mais afetadas. Embora em certas ocasiões seja difícil de as prevenir, as escaras podem ser tratadas com o tratamento adequado da zona afetada, de maneira que recomendamos-lhe que consulte o médico e siga as recomendações deste artigo de umComo sobre como tratar as escaras.
Geralmente, essas condições levam a uma menor mobilidade do corpo, menor capacidade de movimentação de algum membro, ou ainda prejudicam uma nutrição adequada, levando a um menor fornecimento de oxigênio e nutrientes para manter os tecidos saudáveis, favorecendo o desenvolvimento de escaras.
As escaras se desenvolvem porque o fluxo de sangue para a pele é diminuído quando a pessoa fica mais de 2 ou 3 horas na mesma posição, especialmente em locais com saliências ósseas, como calcanhar, tornozelo, quadril ou cóccix.
Em grande parte dos casos, o uso da fisioterapia ajuda muito também, pois ela contribui para uma melhoria significativa na circulação sanguínea. Em geral, ela costuma ser indicada em quase todos os casos de escaras.
Nota-se que a escara está fechando e cicatrizando corretamente quando, ao redor da ferida, vão surgindo pequenos grânulos de tecido vermelho, parecidos com uma amora. Esta é uma condição normal, pois a ferida fecha-se de fora para dentro.
São também medidas preventivas indispensáveis a higiene e hidratação da pele, que deve ser mantida sempre limpa e seca, a dieta balanceada e rica em proteínas e a fisioterapia ativa e passiva.
Além disso, pode ser recomendado pelo médico o uso de um colchão anti-escara, além de cama e travesseiros especiais para ajudar a pessoa a se sentar ou se encostar de maneira que proteja a pele vulnerável.
Se desativar este cookie, não poderemos guardar as suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.
É recomendado que seja feita a limpeza da ferida de forma regular, o que deve ser feito com soro fisiológico, de acordo com a orientação do médico e do enfermeiro. Após a limpeza da ferida, é indicado passar uma pomada para facilitar a cicatrização.
As pomadas para escaras variam de acordo com o tecido presente na ferida, assim como a possibilidade de existir infecção ou liberação de algum tipo de líquido. Assim, o médico ou enfermeiro, devem aconselhar o tipo de creme ou pomada mais adequado. Caso esse produto possa ser usado em casa para fazer curativos, o enfermeiro irá ensinar como fazer, caso contrário, o curativo precisará ser sempre feito pelo enfermeiro. Confira as principais pomadas indicadas para o tratamento das escaras.
El tratamiento de las úlceras por presión implica reducir la presión sobre la piel afectada, cuidar las heridas, controlar el dolor, prevenir la infección y mantener una buena nutrición.
Escara, ou úlcera de pressão ou de decúbito, é causada pela deficiência prolongada na irrigação de sangue e na oferta de nutrientes em determinada área do corpo em virtude da pressão externa.
Es probable que el médico examine tu piel con detenimiento para decidir si tienes una úlcera por presión y, en caso afirmativo, para asignar una etapa a la herida. La clasificación de la etapa ayuda a determinar qué tratamiento es el mejor para ti. Es posible que necesites análisis de sangre para conocer tu salud general.
O diagnóstico da escara é feito pelo médico ou enfermeiro através da avaliação da aparência da pele e dos sinais de infecção, para determinar o estágio da escara e iniciar o tratamento mais adequado. Nos estágios 3 e 4, o médico pode solicitar exames de sangue para avaliar o estado de saúde geral e identificar se existe alguma infecção no corpo.
As escaras, também chamadas de úlceras de decúbito, podem aparecer em áreas do corpo que ficam muito tempo sob pressão, sendo mais comum em pessoas que permanecem muito tempo na mesma posição, seja em uma cama ou em uma cedeira. Essas feridas normalmente aparecem em locais do corpo com protuberâncias, como calcanhar, tornozelo, quadril ou cóccix. Conheça mais sobre as escaras e principais causas.
As escaras, também conhecidas como escaras de decúbito ou úlceras de pressão, são feridas que podem surgir em áreas da pele que ficam muito tempo sob pressão. Por esse motivo, este tipo de ferida é mais comum em quem fica muito tempo na mesma posição numa cadeira de rodas ou deitado na cama, como acontece em pacientes internados ou acamados.
As escaras podem ser evitadas através de algumas medidas simples que podem ser feitas pelo enfermeiro no hospital ou em casa pelo cuidador, além da própria pessoa caso consiga se movimentar, e incluem:
Após a aplicação da pomada na escara, também é recomendado aplicar uma pomada hidratante para proteger a pele do excesso de umidade, que deve ser composta por óxido de zinco, vaselina ou dimeticona.
Visite-nos no nosso site em www.lojaortopedica.pt ou entre em contacto connosco a partir do formulário de contacto para escolher os produtos anti escaras mais apropriados para a sua situação atual.
Grau 3 – Aparecimento de necrose do tecido subcutâneo (células mortas). A lesão acaba por atingir músculo, ganha uma cor arroxeada e, em alguns caso, cria um nódulo;