O relógio de bolso surgiu por volta de 1500. Foi criado por Pedro Henlein, na cidade de Nuremberg e ficou conhecido como “Ovo de Nuremberg”, em razão do seu formato. O relógio de bolso foi construído de ferro, com corda para quarenta horas e um percursor da “mola espiral”.
Para usar um relógio de bolso com um colete, simplesmente coloque o relógio num dos bolsos e prenda a corrente através da botoeira encontrada logo acima do bolso. O botão que escolher é determinado pelo comprimento da corrente. O bolso que escolher é sempre aquele que se encontra do lado oposto á sua mão dominante.
No entanto esta história não passa de uma lenda, pois o primeiro relógio de pulso conhecido foi feito em cerca de 1814 pelo relojoeiro Abraham Louis Breguet, por encomenda de Carolina Murat, princesa de Nápoles e irmã de Napoleão Bonaparte.
Os povos antigos dividiram o dia em 24 horas, cada hora em 60 minutos e cada minuto em 60 segundos, divisões que usamos até hoje. Como a contagem do tempo está relacionada ao movimento de rotação da Terra, os primeiros relógios usavam a sombra de uma haste provocada pelo Sol.
Use a lua cheia para calcular o tempo à noite inteira. Observe o posicionamento da lua no céu para calcular o horário aproximado. No caso de a lua estar a um quarto do seu caminho, ela estará marcando por volta de nova horas pós-crepúsculo.
Para realizar a marcação do tempo e determinar as horas, utilizamos relógios digitais ou de ponteiro. No relógio, é possível acompanhar as horas e os minutos, e, em alguns casos, também há a marcação dos segundos. Outro instrumento bastante parecido com o relógio é o cronômetro, que é utilizado em corridas.
O relógio é o instrumento que mais é utilizado no dia a dia para medir o tempo. Ele pode ser de pulso ou de parede, digital ou analógico. Durante a história do mundo, existiu vários outros instrumentos usados para medir o tempo.
relógio de sol