Você sabe qual é o verdadeiro fruto do morangueiro? A parte que consumimos do morango é conhecida como pseudofruto, pois assim como a maçã, o caju e a pera, a parte carnosa e suculenta não é originada do ovário da flor. Quando falamos em fruto, nos referimos ao ovário da planta fecundado e desenvolvido.
Fragaria × ananassa
O morangueiro é uma planta herbácea estolonífera, perene, com caule semi-subterrâneo, conhecido como coroa (caule modificado). A coroa apresenta um tecido condutor periférico em espiral nos dois sentidos unido às folhas. A medula é proeminente e muito suscetível às geadas.
30 cm
Figura 1. Flor do morangueiro: (A) os estigmas, responsáveis por receber o pólen, são as extremidades dos pistilos (órgão femininos) que formam a parte central da flor (miolo); (B) as anteras, responsáveis pela produção do pólen, são a porção superior dos estames (órgãos masculinos) e ficam ao redor do miolo.
Veja os materiais e saiba como plantar morango em cano de PVC na posição horizontal
80 dias
Cada muda pode produzir um quilo de morangos por ano e cada flor do pé se tornará uma fruta, como pode ser visto nas fotos abaixo. Além disso, quando as mudas se desenvolvem eventualmente crescem com elas um caule rastejante que lança raízes e brotos, dando origem assim a novas plantas.
Corte os estolhos para a retirada das mudas quando estas estão bem desenvolvidas, cortando na metade do comprimento entre os brotos (as mudas) em cada estolho. Alguns horticultores esperam as mudas enraizarem antes de separá-las da planta-mãe, outros cortam assim que os brotos nos estolhos têm de 3 a 5 folhas.
Considerando-se que cada planta produz, no mínimo, 0,8 kg por ciclo, o produtor terá uma receita, por ciclo, de R$ por estufa.
30 a 35 t/ha
A época de colheita depende da cultivar e do clima na região de cultivo, variando de abril a outubro em regiões quentes, podendo estender-se até dezembro, em regiões mais frias, como o Sul do Brasil. A colheita do morango é uma das operações mais delicadas e importantes de todo o ciclo da cultura.