No Curso Complementar tem habilitação para ministrar o treinamento NR-10, quando dirigido a instalações elétricas em unidades consumidoras; No Sistema Elétrico de potência poderá participar como instrutor do treinamento NR-10 na condição de integrante de uma equipe sob a responsabilidade de um Engenheiro Eletricista.
O curso de NR 33 – Segurança e Saúde em Espaços Confinados – Supervisor de Entrada tem por objetivo: Preparar profissionais com sólidos conhecimentos para operar equipamentos de avaliação e controle de riscos em espaços confinados, emitir, encerrar e cancelar permissão de entrada e trabalho em espaço confinado em ...
33.
NR33 e NR35 – Normas Regulamentadoras para trabalho em espaços confinados e altura. ... A NR33 – Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados – Trata especificamente nos conceitos de identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes.
Um espaço confinado é um ambiente com as seguintes características:
As principais pessoas envolvidas na entrada em espaços confinados são o trabalhador realizando a atividade, o vigia, o supervisor e a equipe de resgate. Todos esses participantes precisam ter treinamentos específicos sobre os processos e equipamentos para minimizar o risco de ferimentos.
É permitido trabalhar sozinho em um espaço confinado? Não é permitido fazer isso. Afinal, por conta dos riscos inerentes a essa atividade, é necessário que várias pessoas estejam envolvidas no serviço. Isso vai garantir uma análise de riscos criteriosa e a definição correta dos procedimentos para lidar com emergências.
São elas:
Além das quedas, queimaduras, choques elétricos, intoxicações e deficiência de oxigênio, os espaços confinados também apresentam riscos de incêndios e explosões, tanto de gases e vapores como de poeiras.
Conheça quais são os tipos de espaços confinados e seus riscos
Tipos de ventilação em espaços confinados
Deve-se medir a concentração de oxigénio, a percentagem na atmosfera interior não deve ser inferior a 19,5%. Igualmente, deve-se efectuar a medição dos gases tóxicos ou inflamáveis, em função do tipo e condições do recinto, através de detectores específicos.
A avaliação inicial da atmosfera é importante para se determinar quais os riscos atmosféricos existentes no espaço confinado, quando da sua abertura ou para se detectar vazamentos ocorridos durante períodos em que o espaço confinado permaneceu aberto sem trabalhadores no seu interior.
Já o CO2 é um gás tóxico que está presente na atmosfera a uma concentração próxima a 400 ppm, sendo que o limite de tolerância é de 3900 ppm em jornadas de trabalho de até 48 horas/semana, segundo a NR-15.
A fórmula do monóxido de carbono é o CO, e ele é gerado pela falta de fornecimento de oxigênio para permitir a total oxidação para o dióxido de carbono (CO2). ... Ou seja, quando há oxigênio insuficiente para completar parte de combustão do carbono, pode ocorrer a origem desse temido gás, que é tóxico.