EQST

Como Se Usa A Pra No Laboratrio?

Como se usa a pêra no laboratório?

O funcionamento de uma pêra de sucção se dá por meio de válvulas que possibilitam a retirada de ar de seu interior. Para utilizá-la, é necessário acoplar a pêra de sucção na extremidade superior da pipeta: esvazie a pêra, apertando tanto a válvula A quanto seu corpo.

Para que serve a pêra em laboratório?

São indicados para auxiliar na sucção de líquidos em pipetas. São feitos de borracha e apresentam 3 válvulas com esferas que podem ser de vidro ou de aço inox.

O que significa as letras na pêra de sucção?

São considerados equipamentos de proteção coletiva (EPCs). Pêras são de borracha e possuem três bolinhas que têm as letras “A”, “S” e “E”. A primeira (“A”) serve para retirar todo o ar da pera antes desta ser aplicada à pipeta; a segunda (“S”) serve para fazer o líquido subir, e a última (“E”) para expulsar o líquido.

Qual é a função da Bureta?

A bureta é um instrumento de laboratório de formato cilíndrico e estreito. Sua função é realizar dosagens exatas de soluções em outros recipientes, como um béquer ou erlenmeyer, por exemplo. Ao longo de seu corpo a bureta apresenta graduações e na parte inferior uma torneira, de vidro ou polietileno.

Como funciona uma pipeta de laboratório?

As pipetas funcionam em sua maioria utilizando um sistema de vácuo. Existe em sua base uma abertura por onde entra o líquido, e uma ou mais saídas em seu topo, por onde sai o ar. Após colocar a pipeta no líquido, a substancia entrará pela base da pipeta e preencher a parte interna.

Como deve ser feita a leitura do menisco?

A superfície do líquido assume uma forma curva, a que chamamos menisco. A medida correta é efetuada pela parte de baixo do menisco. Se você olhar para a figura acima, colocando os olhos ao nível do menisco (posição em que a foto foi tirada), poderá fazer uma leitura correta de 18 ml.

O que é um Picnômetro e para que serve?

O picnômetro de vidro é uma vidraria especial esmerilhada, utilizada na picnometria que possui baixo coeficiente de dilatação. ... Ideal para determinar a densidade de uma substância, o picnômetro de vidro é uma saída fundamental para laboratórios de várias especialidades.

Quais as principais aplicações da bureta dentro de um laboratório?

Seu principal objetivo de uso está na correta dosagem volumétrica de algum reagente nas titulações. A titulação nada mais é que a determinação analítica de uma substância em uma mistura (como a determinação de ferro ou cálcio em solo, ou de sais de magnésio e sódio em água do mar).

Como se utiliza a bureta?

Deve utilizar-se uma bureta lavada e passada pela solução titulante e rejeitar esta solução de lavagem para um frasco devidamente rotulado (resíduos). A bureta deve ser colocada num suporte apropriado. Para encher a bureta, fechar a torneira e colocar um funil no topo do tubo.

Quais os instrumentos utilizados para pipetagem de produtos químicos?

Os pipetadores e as pipetas são instrumentos muito importantes na maioria dos laboratórios....Veja abaixo os principais tipos de pipetas e suas funções.
  1. Pipeta pasteur. ...
  2. Pipeta volumétrica. ...
  3. Pipeta graduada. ...
  4. Micropipeta monocanal. ...
  5. Micropipeta multicanal. ...
  6. Micropipeta digital.
18 de jul. de 2019