Lembre-se que saber como interpretar um texto pode ser o diferencial em provas de concursos públicos. Fique atento a essas dicas que os ajudarão a encarar qualquer questão de interpretação de textos e como se sair bem sem medo de errar.
Visando pegar a prática de fazer uma leitura atenta, como acabamos de sugerir, é necessário treinar. Os simulados são ótimas ferramentas para exercitar essa capacidade e contribuir para que você melhore a interpretação de textos para provas, principalmente os enunciados mais longos.
Suponha que você esteja respondendo a uma pergunta que aborda os precursores da Semana da Arte Moderna. Ao identificar esse termo no enunciado é possível perceber que artistas com maior impacto posteriormente ao ano de 1922 são aqueles que interessam para a questão.
Fiquem atentos as conjunções que podem mudar o sentido do texto e derrubar muita gente. Estudem o sentido de cada uma. As principais são: todavia, contudo, entretanto, não obstante, mas, porém.
Uma questão que deseja saber de qual época literária é um texto, por exemplo, apenas observar a data de publicação já ajuda a identificar o contexto da obra. Aproveite muito essa dica nas perguntas de Linguagens e Códigos e de Ciências Humanas.
Comece lendo livros ou textos que despertam a sua atenção. Se você tem um longo tempo até a data do vestibular, isso será uma ótima vantagem. Afinal, começando por obras mais fáceis de ler, de acordo com a sua opinião e as suas preferências, fica fácil adquirir o hábito de leitura.
Porém, em uma das alternativas da questão, está escrito: “João era corretor de imóveis e vendeu a casa para Juliana com um lucro de R$ 200 mil”. Como você pode notar, a alternativa tenta te induzir ao erro, pois associa João a uma profissão e cita o lucro de R$ 200 mil. No entanto, em nenhum momento foi citado que ele era corretor ou que Juliana foi quem comprou a casa. Isso é um exemplo de extrapolação.
Depois disso, tente começar a fazer a leitura de conteúdos de outros tipos em sua rotina. Vale a pena, inclusive, incluir um horário no cronograma de estudos reservado apenas para ler artigos ou produções semelhantes.
Nós sabemos que aprender gramática por vezes é um pouco entediante. Mas, acredite, é uma mão na roda na hora de interpretar o texto. Como citado anteriormente ao menos o básico é necessário, não precisa se aprofundar tanto caso a sua prova não seja para Professor ou algo na área.
No entanto, muitas pessoas costumam apresentar dificuldades de interpretar textos verbais e não verbais, o que prejudica o desempenho em provas que envolvem muita leitura de textos. Por esse motivo, quanto mais cedo você começar a treinar essa habilidade, maiores são as chances de conseguir bons resultados.
É muito comum que, ao longo de uma prova, você encontre questões com alternativas com extrapolações do texto. Nesse momento você pode estar se perguntado: o que seria uma extrapolação do texto? Vamos dar um exemplo bem simples:
Quando você fizer a segunda leitura, tenha calma. Tente compreender a ideia central de cada parágrafo, o que ele quer dizer e como se encaixa com o restante do conteúdo. É preciso que você saiba a ideia principal e as ideias secundárias do texto. E uma maneira de te auxiliar nisso é a próxima dica.
Apesar de, ao longo da matéria, nós falarmos para você ler o texto com cuidado, com calma e entender o seu tema e demais detalhes, é imprescindível prestar atenção no relógio. Concursos têm uma quantidade de tempo limitada na qual o candidato precisa resolver as questões e ainda marcar as respostas no gabarito.
Sem contar que, quando a realização de simulados se tornar um hábito, você terá contato com diferentes tipos de textos ao longo de sua preparação, aprendendo como interpretar melhor cada um deles.
Você sabe reconhecer a importância da interpretação de texto para provas? Ela é fundamental não apenas para compreender o conteúdo da questão, mas também para saber o que o enunciado está pedindo. Ao pensar nisso, é possível perceber como a habilidade é essencial em todas as disciplinas cobradas no vestibular e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e não apenas em Linguagens e Códigos.
Na primeira leitura seja rápido e não pare, não se incomode com as partes que você não conseguiu entender. Na segunda leitura vá devagar cuidadosamente. Assim você vai absorver muito mais, pois já terá a ideia geral da unidade do texto.
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Então, assine agora uma de nossas opções de Assinatura tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
Em toda a prova do ENEM ou de outros vestibulares a interpretação de texto está presente. É necessário usar a interpretar até mesmo nas provas de exatas. Por isso, veja algumas dicas de como fazer interpretação de texto e se dar bem na prova.
É interessante treinar essas explicações com algumas palavras-chave. Desse modo, você não gasta muito mais que 1 minuto na hora de escrever e consegue entender a questão rapidamente. Afinal, é sempre importante lembrar que a gestão de tempo é um dos passos fundamentais para mandar bem no Enem.
As 4 (quatro) primeiras dicas são voltadas para posturas que devemos ter, na maioria das vezes, durante nossa preparação, embora algumas também se apliquem no momento da prova. Já a quinta e última dica é essencial para ser aplicada na prática, no momento em que você estiver fazendo a prova.
Como melhorar sua interpretação de texto e gabaritar o Enem
Faça uma reflexão em seguida. Investigue o sentido das palavras, procurando o significado e os sinônimos conhecidos. O passo seguinte é se colocar no lugar do examinador que elaborou a questão e buscar entender qual a sua intenção. Um método infalível é resolver o maior número possível de questões da banca.
Abaixo, apontamos algumas técnicas de leitura que vão auxiliá-lo a ler mais rápido e melhor!
11 estratégias para uma leitura eficaz
Você já leu um texto e após a leitura não se lembrou de nada? É provável que ao menos uma vez que sua memória tenha falhado e você tenha ficado indignado de sua performance. Provavelmente você tenha pensado que está ficando velho, ou que a sua memória está ficando ruim.
Por isso, vamos te dar algumas dicas pra facilitar a memorização de tudo que você precisa lembrar na hora da prova.
Quando lemos, ativamos principalmente o hemisfério esquerdo do cérebro, que é o da linguagem e o mais dotado de capacidades analíticas na maioria das pessoas, mas são muitas outras áreas do cérebro de ambos os hemisférios que são ativadas e intervêm no processo.
Técnicas de leitura: Como memorizar o que você lê?
7 dicas para melhorar sua memória fotográfica
Para fixar informações na memória, outra dica é fazer associações de novas informações com coisas que você já conhece ou já vivenciou. "Pegando a informação e juntando com coisas já vivenciadas se está trabalhando a informação na memória", explica Lilian Stein.
Em um estudo conduzido em 1965, os especialistas em educação e psicologia David Ausubel e Mohamed Youssef foram categóricos em dizer que um estudante precisaria ser exposto a uma palavra 17 vezes antes de aprendê-la e passar a usá-la. Outras pesquisas apontam para uma média que varia entre 15 e 20 vezes.
Veja a seguir 6 dicas para memorizar tudo o que você estuda:
30 horas semanais
3) Quantas horas semanais estudar para aprovação durante o Pós edital. No pós-edital a situação é bastante mais complexa. É quase sempre recomendado aumentar um pouco a carga horária. Novamente, não existe um número fechado, mas entre 35 e 45 horas pode ser uma boa base para concursos de nível superior.
Assim como no ProUni, há algumas exigências de renda, escolaridade e desempenho no Enem (nota geral acima de 450 e acima de zero na redação). Em Medicina, a nota de corte média é de 754,78 pontos, com máximo de 831 e mínimo de 720.