O instrumento utilizado para medir a tensão elétrica é o voltímetro e no Sistema Internacional (SI) a unidade de medida é o volt, cujo símbolo é V. Embora muitos chamem essa grandeza de voltagem, devido ao seu descobridor o físico italiano Alessandro Volta (1745-1827), o termo correto é tensão elétrica.
A tensão elétrica é medida em VOLTS – abreviada por V. Quando uma carga (receptor) é ligada no gerador, a tensão elétrica provoca uma corrente.
Para a medição de corrente alternada (AC) as escalas mais comuns são 50V, 200V, 750V, 1000V, para os multímetros mais simples as escalas geralmente são 200V e 750V. A seleção da seção e das escalas é feita através de uma chave rotativa.
Nas medições de tensão contínua, o multímetro mede a diferença de potencial entre as suas pontas, logo, se conectar as pontas de prova na polaridade errada (ponta de prova preta no positivo e ponta de prova vermelha no negativo) aparecerá um sinal de negativo no visor, indicando que está invertido.
Após selecionar a escala correta no aparelho girando a chave seletora, conecte as pontas de prova aos pólos da bateria, com firmeza, e verifique no visor do multímetro o valor medido. Caso você inverta a polaridade das ponteiras, não haverá problema, pois o multímetro mede a tensão em relação ao ponto comum (COM).
O que acontece se invertermos a polaridade do voltímetro na medida de uma tensão contínua? A tensão será mostrada com sinal negativo. ... Tensão total (V) = 10V R12 = 1,75V / R17 = 8,06V Tensão nos resistores (V) = 9,81V A soma das tensões nos resistores e aproximadamente igual a tensão total.
Um multímetro digital pode ser utilizado para diversos tipos de medidas, as mais comuns são tensão elétrica (medida em volts – V), corrente elétrica (medida em amperes – A), resistência elétrica (medida em Ohms – Ω – letra Grega ômega).
Pontas de prova Portando, se quisermos medir uma corrente de até 10A devemos conectar a ponta de prova no primeiro borne. No caso de corrente muito baixa, de mili ou micro ampere, deve-se usar o segundo borne e para as demais medições como por exemplo tensão, resistência e continuidade, deve-se usar o quarto borne.
Confira o passo a passo de como usar o amperímetro: Se possível, remova a energia do circuito. Isso ajuda a manter a segurança do aparelho e a sua ao utilizá-lo. Isole o fio o qual será medido a corrente elétrica – deve ser apenas um, se você tentar medir dois ao mesmo tempo o resultado não estará correto.
Medindo Tensão com Alicate Amperímetro Para medir tensão com um alicate amperímetro, conecte as pontas de prova nos bornes comum e no da tensão (geralmente com a letra V, significando Volts). Coloque a chave seletora na posição da tensão que você irá medir, seja alternada ou contínua e na escala dessa tensão.
Para fazer o teste de continuidade em um condutor elétrico ou resistor, devemos encostar uma ponta de prova em uma extremidade do resistor e a outra ponta de prova na outra extremidade. Se o circuito estiver fechado, a leitura será zero e deve-se ouvir o sinal sonoro do aparelho.
Medindo corrente contínua O circuíto elétrico deve ser desligado e aberto em um ponto e as pontas de prova conectadas uma em cada extremidade do condutor, após ter direcionado o indicador no máximo valor da escala de corrente contínua do equipamento. Após, ligar o circuíto e efetuar a medição.
A amperagem pode ser medida com um instrumento especial denominado multímetro. Um multímetro é um aparelho portátil que pode ser usado para medir voltagem, resistência e amperagem.
A resposta vai se a corrente (I) em amperes (A), calculada pela seguinte fórmula: (V/R1) + (V/R2) + (V/R3), onde V representa a tensão total e R representa a resistência dos resistores em Ohms.
O mais fácil é olhar para as letras pequenas que vêm no carregador original, ou então fazer uma pequena pesquisa na internet para saber a tensão (Volts) e corrente (Amperes) do carregador original.
Em uma tomada de 20A, a capacidade de corrente total dos equipamentos conectados a ela não deve exceder 20A. A potência máxima permitida em 127V é de 2540W (127V*20A), e para 220V a potência máxima permitida é de 4400W (220V*20A).
Watt: É uma medida de potência, que é calculada multiplicando a tensão pela corrente. Com 12 volts e 30 amperes temos 360 watts, por exemplo.