Como se escreve Faltam 3 dias? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Então, qual é o certo: “Falta dez dias para o início das aulas” ou “Faltam dez dias para o início das aulas”? Para descobrir, basta identificar o sujeito da oração – neste caso, “dez dias”. Então, o jeito certo é “Faltam dez dias para o início das aulas”, já que o verbo deve concordar com o plural do sujeito!
Faz dois dias ou fazem dois dias?
Faz dois dias é a forma correta de escrita desta expressão. A expressão fazem dois dias está errada.
Qual o sujeito do verbo faltar?
Lembre-se do seguinte: O verbo “faltar”, como a maioria, terá um sujeito. A concordância verbal estabelece que o verbo deve concordar com o seu sujeito. E este caso NÃO é uma exceção à regra.
Faz duas semanas ou fazem duas semanas?
Então anote aí: o correto é FAZ duas semanas que ele partiu. Sabe por quê? Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular.
Que faltaram ou que faltou?
Objeto direto Nesse contexto, temos dois termos subentendidos e ocultos na oração: “o que” e “foram”. ex: ex: Sabe o que faltou para a festa ser um sucesso? Faltou vocês! [(O que) faltou (foram) vocês.]
Qual a regência do verbo faltar?
Segundo Celso Pedro Luft, no Dicionário Prático de Regência Verbal, o verbo faltar é um verbo intransitivo (por exemplo, em «faltam recursos», «recursos» é sujeito) ou transitivo indirecto [«faltam-lhe recursos», em que «lhe» é o complemento indirecto].
Faz mais de dez anos ou fazem mais de dez anos?
A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: Faz dez anos que não viajo.
Fez dias belissimos ou fizeram Dias belissimos?
CORRETO: EVITE: Fez dias belíssimos. * Fizeram dias belíssimos.
Faz três anos ou fazem?
«faz dez anos que não viajo» ou «fazem dez anos que não viajo»? A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: Faz dez anos que não viajo.